Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ITAPAJÉ: ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA SEDE É RELATIVAMENTE CONFORTÁVEL, AFIRMA CARLOS RIBEIRO

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o diretor do Serviço Autônomo de água e Esgoto de Itapajé (SAAE), Carlos Ribeiro, informou que a situação do abastecimento de água na sede do município é relativamente confortável. De acordo com ele, o açude João Lira Magalhães (Ipuzinho), principal fonte de captação, está com 26,7% de seu volume acumulado. Em comparação com o ano passado o cenário é animador, uma vez no mesmo período de 2015, o Ipuzinho tinha pouco mais de 5% de carga. As poucas chuvas de fevereiro somadas à excelente média de precipitações dos dias do mês de janeiro foram suficientes para que no ponto de captação auxiliar do Sítio Pau Ferrado voltasse a verter água. Atualmente o SAAE faz a adução de cerca de 130 m3/h (metros cúbicos por hora) do açude Ipuzinho e a captação no Pau Ferrado contribui com cerca de 30 m3/h. A captação auxiliar, no entanto, não é perene e depende de chuvas regulares. Quando o SAAE não pode contar com a adução de água no Sítio Pau Ferrado, a captação do Ipuzinho é elevada para 170m3/h.  Carlos Ribeiro advertiu, no entanto, que a população deve continuar economizando água e afirmou que o SAAE continuará a fiscalizar o desperdício.
Chuvas
De acordo com previsões da Funceme, os meses de março, abril e maio serão de chuvas esparsas. Segundo o órgão, há possibilidade de 70% para que a quadra invernosa seja abaixo da média. A se confirmar o prognóstico, o Ceará amargará o quinto ano consecutivo de seca. As análises da Funceme, entretanto, dizem respeito a um quadro geral que leva em consideração todas as regiões do Estado. Isso significa dizer que poderá chover mais em algumas regiões e menos em outras. Historicamente o município de Itapajé tem quadras invernosas mais generosas do que municípios localizados em regiões como o Sertão Central, por exemplo. Por estar localizado em uma região um pouco mais elevada, encravada no sopé de grandes serras, o clima é mais favorável às chuvas. Essas características são animadoras e há a possibilidade de que o açude João Lira Magalhães acumule água suficiente para garantir a segurança hídrica da sede do município até o início do próximo ano.

No mês de janeiro choveu em Itapajé 236,5 milímetros (mm), volume bem acima da média histórica de 89,2 mm. A curva ascendente foi de 214,4%. Em fevereiro, até o dia 25, a Funceme registrou chuvas de 70,4 mm em nosso município, 43,2% abaixo da média histórica para o período, que é de 124 mm.

Das 07:00 horas da manhã de quarta-feira, dia 24, às 07:00 horas da manhã desta quinta-feira, dia 25, choveu na sede 21,8 mm, maior precipitação registrada no Ceará. No mesmo intervalo de tempo choveu 11 mm no distrito de Santa Cruz.
*Mardem Lopes

SHOPPING PÃES CONCEITO EM ITAPAJÉ - TODA QUINTA TEM SUSHI EM PROMOÇÃO COM DESCONTO DE 20%

 

Um comentário: