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sábado, 2 de março de 2019

JUSTIÇA AFASTA PREFEITA DE SÃO LUÍS DO CURU; VICE ASSUME O CARGO


O vice-prefeito Francisco Cipriano de Almeida (Chico Abreu) assumiu ao cargo de prefeito interino de São Luís do Curu, em sessão de posse realizada na Câmara Municipal, na tarde de sexta-feira (1º), após o afastamento cautelar da prefeita Carolina de Araújo Ramalho Pequeno.

No dia 14 de dezembro de 2018, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de São Luís do Curu e da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), ajuizou uma Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa contra a prefeita Carol Ramalho, com pedido de medidas cautelares de afastamento de função pública e proibição de acesso a prédios e órgãos públicos.
O MPCE instaurou procedimento administrativo com a finalidade de apurar supostas irregularidades em contratações para provimento de cargos públicos no Município de São Luís do Curu, abrangendo a totalidade dos servidores/funcionários estáveis, contratados e terceirizados, com informações sobre lotação, horário de expediente, remunerações e demais informações acerca dos vínculos empregatícios.
Tal investigação verificou número desproporcionalmente superior de servidores contratados em comparação com as necessidades de organização e estruturação da gestão municipal. Por isso, a Promotoria expediu Recomendação sobre a natureza de excepcionalidade na contratação temporária para cargos/funções passíveis de preenchimento via concurso público, considerando que havia cerca de 400 contratados, em regime temporário, pela Administração Municipal.
Também foi constatado que, parte dos servidores listados pelo Sindicato eram ausentes no respectivo local de trabalho, além de desconhecidos pelos que ali se encontravam. Consta na ACP, ainda, que “a prefeita municipal participou direta e ativamente das tratativas com os apontados servidores ‘fantasmas’, ao que tange a promessa de cargo, tomada de documentação pessoal e efetivação em contratação”. Conforme o MPCE, a ilegalidade nas contratações se iniciou em época de campanha política, com promessa de emprego público em troca de apoio político e votos.
Para o órgão ministerial, a conduta da gestora municipal violou a Constituição Federal e a Lei de Improbidade Administrativa, ferindo os princípios da legalidade, impessoalidade, isonomia e eficiência. Na Ação, o MPCE requereu, entre outros, a condenação da prefeita nas sanções constantes no artigo 12, da Lei nº 8.429/92, que consistem em ressarcimento do dano ao Município, multa civil, perda do cargo, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. O pedido foi deferido nesta semana pela Juíza de Direito Cláudia Waleska Mattos Mascarenhas, da Comarca de Umirim.
Fonte: Blog Notícias de Pentecoste

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FORTE CHUVA DEIXA VÁRIAS CASAS ALAGADAS EM IRAUÇUBA


Uma chuva de grandes proporções ocorrida na tarde deste sábado, 02 de março, no município de Irauçuba, alagou ruas e deixou casas inundadas no centro da cidade. Na Vila Joaquim a água invadiu residência e alguns objetos foram perdidos. O fato relembra o aconteceu praticamente no mesmo período do ano passado, quando famílias ficaram desabrigas em decorrência de uma forte chuva. No vídeo abaixo da pra ver a situação do estrago que a chuva provocou em algumas residências. 
Por Adriano Furtado

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PRISÃO POR INFRAÇÃO À LEI MARIA DA PENHA FOI REGISTRADO NO PLANTÃO POLICIAL DE ITAPAJÉ


O plantão policial de Itapajé foi relativamente tranquilo nas últimas 24 horas espaço de tempo compreendido das seis horas da manhã de sexta-feira(01) até a manhã deste sábado(02). A PM realizou apenas uma prisão por infração à lei Maria da Penha, fato registrado as 14h30min. O homem de nome Francisco de Assis ameaçou a sua ex-companheira. Vizinhos denunciaram o caso a polícia que deteve o acusado na Rua Raimundo Henrique Neto, bairro Pedra Branca.

CNBB LANÇARÁ CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 EM BRASÍLIA


Este ano, Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas. Na próxima quarta-feira, 6, acontecerá a cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2019, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O lançamento será as 10h e contará com a participação do presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha, do secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner, da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre outros convidados. Este ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Nesta CF2019, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum.
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sexta-feira, 1 de março de 2019

VEREADOR SAMUEL DA SAÚDE TEM IMPORTANTES PROJETOS DE INDICAÇÃO APROVADOS PELA CÂMARA, DESEJO DO PARLAMENTAR É QUE O PREFEITO ACATE AS INDICAÇÕES


Os vereadores da câmara municipal de Itapajé aprovaram por maioria de votos projetos de indicação apresentados pelo vereador Samuel da saúde que solicita ao prefeito a contratação de médico anestesiologista para o hospital municipal, a compra de um aparelho desfribrilador externo automático  e o retorno para a unidade hospitalar do banco de sangue (HEMOCENTRO). O vereador acha necessário que os projetos já votados e aprovados sejam atendidos pelo poder executivo, uma vez que são de suma importância para o benefício da população itapajeense. O vereador também já encaminhou projetos de indicação para que a administração contrate um médico(a) pediatra para atender no hospital justificando que é este o profissional mais capacitado para cuidar da saúde de crianças e adolescentes. Também sugeriu que seja contratado médico cardiologista especialista no tratamento da saúde do coração. O vereador manifesta preocupação com a falta destes profissionais nestas áreas de especialidade, pois, o Itapajé tem um grande número de usuários do serviço público de saúde.

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ITAPAJÉ: CONFIRA O RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS (PROFESSORES) DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA – MAIS PAIC


A prefeitura de Itapajé da Secretaria de Educação publicou o resultado dos selecionados para bolsista do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAIS PAIC. Click no link para conferir a relação com os nomes dos selecionados. A RELAÇÃO COMPLETA AQUI 
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UM COMERCIANTE FOI ASSALTADO EM TEJUÇUOCA


Em Tejuçuoca, a Polícia Militar foi acionada até à localidade de Caiçara, zona rural daquele município, onde um comerciante foi vítima de assalto à mão armada. Inácio de Sousa, 68 anos, dono de um estabelecimento comercial foi surpreendido com a ação de um indivíduo que se passava por cliente ao chegar ao comércio; logo pediu uma bebida, e enquanto o proprietário preparava o pedido do suposto freguês, o assaltante sacou uma arma e anunciou o delito, levando do comerciante o valor de R$ 150,00, em seguida fugindo do local. Até o momento o assaltante não foi identificado e ainda permanece foragido.
Redação Atitude    Repórter Mário Almeida

TOQUE DE DEUS NA QUADRA DA ESCOLA GRUPÃO DE ITAPAJÉ DE 02 A 05 DE MARÇO

EQUIPE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL REALIZA BLITZ CONTRA O MOSQUITO AEDES E CAMPANHA CARNAVAL SEGURO


Nesta quinta-feira (28), a equipe de Mobilização Social da Secretaria de Saúde realizou blitz contra o mosquito Aedes Aegypti, com o objetivo mobilizar e conscientizar a comunidade local sobre os perigos da Dengue, especialmente nos períodos de chuvas e temperaturas elevadas. A ação foi realizada em parceria com o NASF, Vigilância Sanitária e Programa Saúde na Escola- PSE , que caminharam pelas ruas alertando aos moradores e incentivando combaterem a proliferação do mosquito, que é o agente transmissor das doenças. Ainda na oportunidade foi realizada a Campanha Carnaval Seguro com a entrega de panfletos e preservativos à população.
Fonte: Prefeitura de Itapajé
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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

TERÁ INÍCIO DIA 07 DE MARÇO O PRAZO PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2019 FIQUE ATENTO ÀS NOVIDADES


O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda vai ser menor em 2019: de 7 de março a 30 de abril. Deve declarar o Imposto de Renda quem teve, em 2018, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559. Uma novidade: logo no dia seguinte à entrega da declaração, o contribuinte já vai poder saber se caiu na malha fina e enviar imediatamente uma correção se identificar alguma pendência ou erro.
Está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2019 quem recebeu rendimentos tributáveis em 2018 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, a exemplo de indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança. 
Para evitar erros é sempre bom ter o acompanhamento de um escritório de contabilidade. 
Em caso de dúvidas procure-nos e teremos o maior prazer em atendê-lo. Planus Contábeis: Rua Bacharel José Airton Rocha, 1677, Apto 01, Centro de Itapajé (85) 3346-1034/3346-0649/99113-3154/99956-5310. Organização Antônio Marcos e Antônio José.
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ITAPAJÉ: HOMEM TEM FERIMENTOS GRAVES APÓS COLISÃO MOTO COM MOTO NA RUA TEIXEIRA PINTO


Uma colisão envolvendo duas motocicletas resultou em um dos condutores gravemente ferido. O acidente foi por volta das 18h30min na Rua Teixeira Pinto, no alto da Boa Esperança. Um dos envolvidos foi identificado apenas por Léo, ele sofreu ferimentos graves e foi socorrido por uma ambulância do SAMU e conduzido no veículo mesmo direto para Fortaleza, já a outra motocicleta envolvida no acidente era pilotada por uma mulher, identidade não divulgada, ela sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para o hospital municipal.

ITAPAJÉ: MAIORIA DOS VEREADORES APROVARAM EM SESSÃO REQUERIMENTO PARA CRIAÇÃO DE UMA CPI PARA INVESTIGAR PROBLEMAS EM ALGUMAS ROTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR


Foi aprovado na sessão da câmara municipal de Itapajé desta quarta-feira(27) o requerimento Nº 56/2019 que solicitou a mesa diretora a instauração de uma CPI para apurar denúncias da ausência de transporte escolar em várias rotas e falta de manutenção de ônibus da frota própria do município. O requerimento tem como base o artigo 31 do regimento interno da câmara que permite a criação de comissão especial de inquérito. O requerimento foi assinado pelos vereadores Bruno Francisco, Eder Rocha, Hernando Mesquita, Gláucia Araújo, Josifran Alves, Samuel da saúde e Valdemar Martins (Demar). A formação da CPI deve ser composta por três titulares e dois suplentes de líderes partidários que devem ser indicados pelos partidos com representação na casa legislativa e terá duração de  noventa dias corridos podendo ser prorrogada por mais trinta dias. O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores.

O que é uma CPI - CPI é criada para investigar um fato que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social, podemos definir a CPI como um conjunto de parlamentares designados para investigar possíveis malfeitos, cometidos por agentes públicos e políticos, que sejam de grande relevância para a vida pública municipal, estadual ou nacional.
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