Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Banana orgânica cultivada em Itapajé é inovação no mercado brasileiro

A banana orgânica, uma inovação no mercado brasileiro, é destaque na produção do município cearense de Itapajé. De acordo como Instituto Agropolos, 15 produtores locais cultivam a plantação da banana, livre de qualquer tóxico que possa prejudicar o crescimento saudável da fruta.
O instituto trabalha com estes produtores buscando a perfeição e capacitando os agricultores a terem qualidade de trabalho e de vida a partir daquilo que colhem. Um deles se destacou com a produção da farinha da banana orgânica.
O produto pode ser facilmente substituido por farinha de trigo ou também ser misturado em outros alimentos para reforçar a alimentação de crianças, jovens e adultos. Atualmente, a farinha só é encontrada em Itapajé.
As folhas de banana também são utilizadas pelas mulheres dos agricultores. Eles aproveitam o material para criação de porta-retratos e bandejas. No total, 10 mulheres estão engajadas no artesanato.
O Instituto Agropolos é uma Organização Social (OS) que tem por objetivo incentivar pequenos agricultores a adquirirem uma economia sustentável através da própria produção. Além disso, são capacitados a comercializar seus produtos a preço justo.

FONTE: CEARÁ AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário