Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hospital Albert Sabin seleciona crianças para Operação Sorriso

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede estadual, promove entre os dias 24 de abril e 2 de maio, em parceria com a ONG Operação Sorriso do Brasil, um mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino. A expedição humanitária vem dar um reforço aos procedimentos que já são realizados no hospital. Atualmente, a equipe de cirurgiões do Albert Sabin operam 30 crianças, em média, por mês.

Nos dias 24 e 25 de abril, no hospital Albert Sabin, será feita a seleção das crianças que serão operadas e terão os lábios leporinos corrigidos. No primeiro dia de triagem, dia 24 de abril, serão selecionadas as crianças e adolescentes do interior do Estado. Já o dia seguinte, 25 de abril, está reservado aos pacientes de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana. No dia 26, ocorrerá a divulgação da relação dos selecionados para as cirurgias reconstrutivas. Cerca de 100 crianças com lábios leporinos tenham o problema corrigido. As intervenções ocorrem entre os dias 28 de abril e 02 de maio. Os atendimentos vão iniciar a partir das 8 horas.

O Albert Sabin disponibilizará cinco salas do centro cirúrgico para a Operação. Dois  cirurgiões do hospital, Geraldo Sérgio Teixeira e Moacir Cimort, vão participar do mutirão. Em parceria com eles, vão atuar cerca de 60 profissionais voluntários da ONG, entre brasileiros e estrangeiros, de diferentes especialidades da área da saúde, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, dentre outras. A coordenadora do Ambulatório do Hias e coordenadora estadual da ação, Evelin Gondin, informa que os pacientes que ficarem de fora da Operação Sorriso 2012 vão ser avaliados e atendidos na rotina do Núcleo de Apoio ao Fissurado do hospital após o término da expedição.

Essa é décima quarta vez que o programa vai ser realizado no Ceará. Na Operação Sorriso de 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, mais de 1.500 pessoas voltaram a sorrir. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.

Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo. Para isso, a ONG conta com o apoio da Marinha do Brasil e das casas de apoio Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

Serviço:

Operação Sorriso do Brasil 2012
Data seleção dos pacientes: 24 de abril (pacientes do Interior do Estado) e 25 de abril (pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana)
Data divulgação dos pacientes selecionados: 26 de abril
Data cirurgias: 28 de abril a 02 de maio
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União - Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4288 (Ambulatório)

10.04.2012
Assessora de Comunicação do Hias
Raquel Mourão ( imprensa@hias.ce.gov.br / 85 9925.9444 - 3256.1574)
Twitter: @albertsabince

Fonte: Governo do estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário