Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SEM INVESTIMENTOS EM SEU POTENCIAL TURÍSTICO, ITAPAJÉ NÃO FIGURA NO MAPA DO MTUR

Dos 5.564 municípios brasileiros, o Ministério do Turismo (MTur) tem catalogados 3.345 como possíveis destinos turísticos nacionais ou internacionais. Mais recentemente o MTur adotou uma nova metodologia para categorizar esses municípios. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas, as cidades turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E. Na região do entorno de nosso município são considerados municípios turísticos: Amontada, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante.

Os municípios de potencial turístico são orientados pelo MTur a aprimorar políticas públicas para o setor e a eles são oferecidos linhas de crédito e elementos para aperfeiçoar a gestão do turismo e promover o desenvolvimento do setor. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, divide o país em 303 regiões turísticas.

No estado do Ceará as cidades consideradas turísticas são 62: Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Icó, Iguatu, Orós, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Pindoretama, Amontada, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Baturité, Guaiúba, Guaramiranga, Maranguape, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Redenção, Banabuiú, Canindé, Quixadá, Quixeramobim, Aiuaba, Crateús, Tauá, Meruoca, Sobral, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova.

Itapajé

Conhecida como a capital cearense do bordado a cidade de Itapajé tem um grande potencial turístico praticamente inexplorado. A cidade tem a fama de produzir as melhores paçoca e linguiça caseira do Ceará. Somados, artesanato e gastronomia às belezas naturais - como a Pedra Frade, Pedra da Caveira, Pedra da Noiva, trilhas ecológicas, bicas naturais, etc -, nossa cidade, foi palco de passagens importantes da história do Ceará e poderia oferecer aos visitantes um interessante ‘tur’ histórico. Foi a segunda cidade do Brasil a libertar seus escravos, é berço de Quintino Cunha, é local da fundação da primeira Igreja Assembleia de Deus no Estado, em Iratinga está erguido um Solar do Período Imperial, etc. Esses são apenas alguns atrativos que com investimentos públicos e da iniciativa privada, além de um plano bem elaborado e sustentável de exploração do setor turístico, certamente resultariam na inclusão de nosso município no Mapa Turístico do Ministério do Turismo gerando renda e ocupação para a população.
Mardem Lopes
 

SHOPPING PÃES CONCEITO EM ITAPAJÉ - TODA QUINTA TEM SUSHI EM PROMOÇÃO COM DESCONTO DE 20%

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário