Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

TEJUÇUOCA: 34 CARROS-PIPA LEVAM ÁGUA ÀS COMUNIDADES RURAIS; POPULAÇÃO DA SEDE PODE ENFRENTAR COLAPSO DE ABASTECIMENTO

O quinto ano consecutivo de seca no Estado do Ceará impõe grandes desafios aos municípios, sobretudo às pequenas cidades encravadas no sertão. Em muitas cidades, grande parte dos já escassos recursos públicos é utilizada para financiar ações paliativas. A mais comum delas é a contratação carros-pipa para levar água à população. Apesar da implantação de programas federais como Operação Carro-pipa, Seguro Safra, construção de cisternas de placa, Programa Água Doce, Programa Água Para Todos e o próprio Bolsa Família, que garante uma tênue segurança alimentar para as famílias de baixa renda, a situação em muitas regiões do Ceará é crítica.

Em Tejuçuoca, cidade que conta com aproximadamente 19 mil habitantes e tem área territorial de 760 km2, a seca está devastando a economia local. Neste ano a expectativa é de que a safra de milho e feijão seja perdida quase que em sua totalidade. A ovinocaprinocultura, atividade que rendeu ao município o título de “Capital Cearense do Bode” e projetou Tejuçuoca em nível nacional, está ameaçada por conta de um ciclo tão prolongado de quadras invernosas abaixo da média.

Mas é o abastecimento de água para consumo humano o que mais preocupa. O açude Boqueirão, principal fonte de captação da Cagece para suprir a demanda dos moradores da sede, está com apenas 2,63% de sua capacidade. Isso representa aproximadamente 740 mil m3 e é possível que, mesmo em regime de racionamento, a população enfrente um colapso de abastecimento até o final deste ano. A situação da população da zona rural – que é composta por mais de 50% dos moradores tejuçuoquenses - é ainda mais crítica. De acordo com o prefeito Valmar Bernardo, até abril deste ano trinta caminhões-pipa realizavam o abastecimento dessas comunidades, entre veículos contratados pelo município e incluídos na Operação carro-pipa do Ministério da Integração Nacional. Neste mês mais quatro carros foram incorporados aos esforços para atender às famílias das localidades de Retiro, Barra do Caxitoré e Jardim. A água fornecida pelos carros é retirada da estação de tratamento da cidade de Caucaia, distante quase cem quilômetros.
*Mardem Lopes

MUNDO DAS UTILIDADES - QUALQUER PEÇA NA LOJA POR APENAS R$ 2,25 CADA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário