Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A POLÊMICA DO FORRÓ DA GENTE

Não é de hoje que os moradores dos bairros Padre Lima e São Pedro vêm protestando contra uma casa de shows denominada “Forró da Gente”, instalada no bairro Padre Lima, no entorno de uma populosa área residencial.  As festas promovidas no clube, segundo os moradores servem de pretexto para o encontro de gangues de diversos bairros da cidade. A violência do lado de fora da casa de festas é estimulada pelo pouco policiamento, pelo consumo excessivo de álcool e até mesmo pelo uso de drogas ilícitas. Há relatos de que menores freqüentariam o lugar e estariam fazendo uso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas. Procurado por nossa reportagem o proprietário do estabelecimento não quis gravar entrevista, mas disse que não é responsável pelas festas e aluga o imóvel para o promovente dos eventos. O locatário da casa de festas, conhecido popularmente como “Zezão”, também não quis gravar entrevista, mas disse que tem alvará expedido pela prefeitura para funcionar como casa de shows. Disse ainda que faz a segurança interna do “Forró da Gente”, mas tentou se eximir de outras culpabilidades afirmando que não pode ser responsabilizado pelo que acontece na rua. Os moradores dos referidos bairros realizaram na manhã desta terça-feira manifestação pública exigindo o fim das festas no “Forró da Gente”. Depois disso uma comissão de moradores e representantes da associação comunitária se dirigiu ao Ministério Público para mais uma vez solicitar do promotor da cidade, Dr. Wander Timbó, ajuda para acabar com a desordem promovida pelas festas. Dr. Timbó estará na cidade a partir desta quarta-feira, dia14.
O repórter Maikon Rios esteve na manhã desta terça-feira no setor de arrecadação da prefeitura de Itapajé para tentar obter informações sobre os critérios levados em consideração para expedição de alvarás. De acordo com um servidor municipal, fiscais da prefeitura teriam vistoriado o lugar e constatado que haveria condições para funcionar como casa de shows. Disse ainda que a prefeitura, por força de lei municipal, não poderia negar expedição de alvará diante do ateste dos fiscais e dos laudos necessários.
A informação, no entanto, está em desacordo com a verdade. Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Dr. Danilo Gomes, a vigilância sanitária do município jamais expediu alvará sanitário para o “Forró da Gente” funcionar como casa de shows. De acordo com ele, o órgão fez vistoria no local no dia 30 de agosto e constatou irregularidades nos banheiros, tais como sanitários sem descarga e paredes e pisos inadequados. O arrendatário do imóvel foi notificado a sanar as irregularidades em até quatro dias. Ocorre que passados quatorze dias o promovente de eventos não comunicou a vigilância sanitária sobre as alterações. Neste período duas festas foram realizadas irregularmente. A expedição de alvará sanitário é condição sine qua non para expedição de alvará de funcionamento.  
DEPARTAMENTO DE JORNALISMO DA ATITUDE FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário