Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TEJUÇUOCA, UMIRIM E URUBURETAMA ESTÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS CEARENSES QUE NÃO REGISTRARAM CHUVAS NA PRÉ-ESTAÇÃO EM 2013

Faltando apenas 3 dias para o início oficial da quadra chuvosa no Ceará, 16 municípios ainda não registraram precipitações no primeiro mês de 2013. Os dados são da Fundação Cearense de Metereologogia (Funceme) e compreendem o período de 1º de janeiro até esta terça-feira (29). Os municípios em que não houve registro de chuvas foram: Jaguaribara, Jaguaretama, Solonópoles, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Catarina, Madalena, Chorozinho, Apuiares, Tejuçuoca, Umirim, Uruburetama, Moraújo e Cruz.

Os municípios de Chorozinho e Moraújo também não registraram precipitações em janeiro do ano passado. No mesmo período, os índices pluviométricos também foram nulos em Itarema, Jardim e São Luís do Curu. Segundo a Funceme, as chuvas da pré-estação registradas nos municípios cearenses foram provocadas pelos Vórtices Ciclônicos de Alto Nível, que têm como característica a curta duração. O órgão ainda afirma que o fenômeno se desloca muito rápido, reduzindo a previsibilidade. O fenômeno chegou a provocar precipitação de 137 mm em Jardim, a 540 km de Fortaleza, causando transtornos na cidade. A previsão para as próxima 72h é de céu parcialmente nublado a claro em todo o Ceará.

Projeção para os próximos meses

A Funceme anunciou na última sexta-feira (25) que os índices pluviométricos da quadra chuvosa em 2013 possuêm grande probabilidade de ficar abaixo de 700 mm, média histórica no Ceará.A média é calculada somando os índices registrados em cada cidade e dividindo pelo número de postos da Funceme, que totaliza 560, em todos os municípios cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário