Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

ITAPAJÉ: INTERNAUTA FLAGRA RETIRADA CLANDESTINA DE ÁGUA DO AÇUDE IPUZINHO

Um ouvinte da rádio Atitude FM enviou ao departamento de jornalismo da emissora, através de whatsapp (85 99115-4653), fotografias de um flagrante de retirada ilegal de água do açude Ipuzinho, principal fonte de abastecimento da cidade. As fotografias foram levadas ao diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Ribeiro. O chefe da autarquia confirmou que a retirada de água é ilegal, uma vez que somente o SAAE tem autorização da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) para utilizar o reservatório mediante pagamento mensal. Ribeiro informou ainda que a responsabilidade de fiscalizar o reservatório é da Cogerh, mas disse que averiguará as denúncias in loco e informará ao órgão estadual sobre a retirada irregular de água. Além de carros-pipa que abastecem clandestinamente no Ipuzinho, a denúncia também trás fotos de uma ligação irregular de água diretamente do açude para uma residência nas proximidades.

Abastecimento 

Ribeiro informou que a oferta de água na sede do município está a contento. Além do açude Ipuzinho, os pontos de captação do Sítio frade e Sítio Pau Ferrado contribuem para o abastecimento. A vazão destes pontos auxiliares deve perdurar ainda por quarenta dias. Depois disso, o açude Ipuzinho será a única fonte de abastecimento. Apesar disso, a oferta de água na sede durante este ano está assegurada. Atualmente o reservatório está com aproximadamente 40% de sua capacidade. Carlos Ribeiro alertou, no entanto, que mesmo com bons níveis no reservatório, o sistema de captação (adutora provisória) só tem capacidade de adução de 120m3/h, cerca da metade do consumo da sede. Nessas condições o SAAE fará manobras na rede para garantir que a água chegue a todos os bairros.

Economia de água

O diretor da autarquia disse ainda que a campanha de conscientização da população pelo consumo consciente, promovida pelo poder público e pela Atitude FM, surtiu efeito e o consumo caiu significativamente. Muito embora a arrecadação do SAAE tenha caído na mesma proporção, Ribeiro considera que a nova postura dos consumidores é positiva.

Mardem Lopes
 

PERERINHA ÁGUAS, SEU DISTRIBUIDOR ÁGUA AZUL EM ITAPAJÉ, LIGUE E FAÇA O SEU PEDIDO

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário