Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

POTENCIAL GASTRONÔMICO DE ITAPAJÉ SERÁ BASE DE PROJETO QUE ESTIMULA ATIVIDADES PRODUTIVAS

Uma equipe liderada pela presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, esteve no município de Itapajé, no Norte do Estado, com o intuito elaborar estratégias para promover a região a partir da potencialização das atividades produtivas locais. A equipe foi recebida pelo prefeito Dimas Cruz.
 Potencial
De acordo com Nicolle Barbosa, da Adece, “iniciamos uma conversa com Itapajé a partir de uma visita realizada pelo prefeito à Adece, onde ele solicitava a prospecção de uma indústria para gerar empregos. A partir daí, começamos a fazer um trabalho de resgate sobre o que o município tem e o que podemos fazer para potencializar a economia”, disse e reforçou, “percebemos que a banana é um fruto tradicional do agronegócio local. Queremos promover o desenvolvimento econômico a partir da produção de derivados desse produto. A ideia é fazer um projeto piloto e replicar em outros municípios para gerar emprego e renda”, explicou.

Gastronomia
Para dar início ao projeto, a presidente da Adece visitou galpões apropriados para receberem empreendedores e conheceu de perto a produção local. Conforme Nicolle, a ideia é reuni-los em regime de cooperação e prestar assistência técnica com o intuito de gerar padronização de sabor e de qualidade. O diretor de Agronegócio da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, destaca a localização estratégica favorável de Itapajé para a região Norte. “Nesse momento buscamos iniciativas inteligentes e oportunidades. Itapajé tem uma localização geográfica capaz de promover o município, atraindo negócios voltados à gastronomia local”, destacou.
Análise
Convidado pela Adece, o chef e pesquisador sobre insumos do Ceará, Fernando Barroso, avaliou o potencial gastronômico local de forma positiva. “Nessa primeira visita vi pérolas maravilhosas. A linguiça e a paçoca são patrimônios do município, assim como os doces a partir da banana, um fruto regionalmente estabelecido. O que nos resta é expor essas lendas e histórias. Os produtos se vendem melhor quando se cria as histórias” avaliou.
Até a primeira quinzena de setembro deste ano serão levantados o total de produtores locais, bem como a quantidade dos produtos fabricados no município. No mesmo período, uma nova reunião entre Adece, Prefeitura, Sebrae e Senac será realizada para dar início ao projeto.

Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)

SUA ÓPTICA EM ITAPAJÉ, SEMPRE COM MUITAS PROMOÇÕES EM LENTES E ARMAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário