Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

ITAPAJÉ: CÂMARA ARQUIVA PL Nº 15/2018, QUE INSTITUÍA COBRANÇA JUDICIAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS


A Câmara Municipal de Vereadores de Itapajé na manhã desta terça-feira, dia 18, durante sessão extraordinária, a mesa diretora da Casa retirou de pauta e arquivou o Projeto de Lei nº 015/2018, em que solicita do Poder Legislativo autorização para firmar convênio com o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção Ceará (IEPTB-CE) com a finalidade de realizar, através do ente conveniado, protestos extrajudiciais ou por via judicial de certidões da Dívida Ativa emitidas pelo Município, relativas a créditos de natureza tributária ou não tributária.
Na prática a administração do prefeito Dimas Cruz queria implantar, através do IEPTB-CE, novo sistema de cobranças de impostos municipais – ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos); ISS (Imposto sobre Serviços); IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), etc. – sob justificativa de que é necessário aumentar a arrecadação da Prefeitura. Caso o PL n°15/2018 tivesse sido aprovado, os cidadãos que não pagassem os tributos municipais poderiam ter seus nomes incluídos nas listas negras dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.
Desde seu envio o Parlamento Municipal não foi receptivo ao PL, que sofreu críticas de muitos vereadores, inclusive do presidente da Casa, Bruno Francisco Cruz. Bruno afirmou, ao justificar o arquivamento, que mais do que trazer benefícios, a cobrança judicial penalizaria a população. Disse ainda que para cobrar mais impostos o município deve dar exemplo de racionalização e bom uso do dinheiro público, de modo a “mostrar serviço” antes de cobrar impostos do cidadão, algo que de acordo com o presidente da Câmara, não vem acontecendo.
Atitude FM/Mardem Lopes
O MELHOR PLANO DE ASSISTÊNCIA PARA SUA FAMÍLIA. RUA DOM AURELIANO MATOS EM FRENTE AO BANCO BRADESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário