Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2021

ESTUDANTE NATURAL DE ITAPAJÉ ESTÁ ENTRE OS 28 DO BRASIL A ATINGIR NOTA MÁXIMA DE MIL PONTOS NA REDAÇÃO DO ENEM 2020

A jovem itapajeense Karen Aragão, tem 25 anos e é filha da professora Gisela Rodrigues e do produtor Anchieta Aragão. Karen está no seleto grupo de 28 alunos que conseguiram nota máxima no Enem 2020. Apesar de ser itapajeense, o feito de Karen foi conquistado no estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de Cajazeiras, onde reside atualmente. Lá ela está cursando medicina na Universidade Federal de Capina Grande, vaga essa que também já fora fruto de seu desempenho na edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, comprovando todo o seu empenho e dedicação nos estudos.

O enem 2020 trouxe como tema da redação “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Onde os estudantes deveriam elaborar um texto de até 30 linhas e no tipo dissertativo-argumentativo. Ao ser questionada sobre a preparação para este desafio, Karen foi direta: “A pessoa tem medo por que acham que precisam ir sabendo tudo de todos os temas e isso não é verdade. Por que se as pessoas dividirem os temas em áreas temáticas, então qualquer que for o tema elas serão capazes de chegar lá e resgatar o repertorio pertinente. Nesse tema de saúde mental por exemplo, eu peguei lei 8080, que foi a lei do SUS, na área de inclusão eu resgatei Simone de Beauvoir, que fala muito de invisibilidade social. Ou seja, o aluno precisa ter essa conivência de dividir os temas em grandes ares, que na hora do tema ele vai conseguir desenvolver o seu repertorio. E para desenvolver repertorio, é o que todos os professores mais falam que é ler bastante”, concluiu.

Karem concedeu entrevista à Rádio Atitude FM e revela que já esperava tirar uma boa nota, no entanto, ter ficado entre os 28 alunos no Brasil que atingiram nota máxima na redação, foi realmente uma grande surpresa. Concluindo a entrevista, a jovem mandou uma mensagem aos estudantes de Itapajé e Região: “ Itapajé uma cidade muito boa, com pessoas muito talentosas e esforçadas. E tenho total certeza que qualquer um que se esforçar e que não tenha medo de participar dessas provas, dessas seleções é capaz de tirar uma nota mil, de passar em concurso, de fazer qualquer coisa. Por que tudo é questão de esforço e não é o fato de estar em uma cidade do interior que a pessoa não pode ter essas habilidades”, reforçou a jovem.

Ainda sobre o desempenho na redação do ENEM 2020, muitos alunos das escolas itapajeenses continuaram mantendo o bom desempenho. Na escola de Educação Profissional Adriano Nobre por exemplo, 42 alunos tiraram de 900 a 980 pontos e outros 42 alunos ficaram com pontuação entre 800 e 880. Na escola Estefânia Matos 10 alunos ficaram acima dos 900 pontos.  Já na Escola Antônio Custodio de Mesquita, que fica no Distrito de Iratinga, 1 aluno atingiu os 940 pontos enquanto que 4 alunos ficaram acima dos 800 pontos. Na outra escola da rede estadual no município, a escola Monsenhor Catão Porfirio Sampaio (Grupão), cerca de 15 alunos também tiveram desempenho destaque tanto na redação, quanto nas outras áreas de conhecimento que são exigidas no exame.

Por Clésio Marques da redação Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário