Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

ITAPAJÉ: MUNICÍPIO NÃO PODE RECEBER VERBA DO MINISTÉRIO DO TURISMO MAS PREFEITO GARANTE RÉVEILLON COM RECURSOS PRÓPRIOS

Dentro de um espaço democrático onde se é permitido a cobrança de algumas ações de quem está à frente dos órgãos administrativos do município, eu Maikon Rios publiquei um comentário aqui no Blog e no Face de repercussão notória. O fato dizia respeito ao pedido do Deputado Danilo Forte de um recurso junto ao Ministério do Turismo de Cem Mil Reais para que Itapajé tivesse um réveillon com atrações mais plausíveis. Eu tive uma oportunidade de conversar com o prefeito Ciro Braga e ele me esclareceu a situação.

O prefeito Ciro com toda a educação que lhe é peculiar me disse que a minha cobrança não tinha sido tão justa, pois a gestão foi sim tentar a liberação do recurso acima citado para beneficiar os cidadãos itapajeenses que gostam e precisam de entretenimento, mas, a verba ficou retida no cumprimento de algumas normativas do próprio Ministério do Turismo e da Secretária de Turismo do Estado.

A secretária de cultura de Itapajé foi orientada pelo prefeito a literalmente “correr atrás” do recurso, mas, chegando na secretaria de cultura e turismo do estado foi constatado que Itapajé não tem tradição na realização de réveillon.  Para que o ministério liberasse a verba solicitada seria necessária a chancela, a autorização do estado o que não foi permitido em obediência as seguintes recomendações:

Assunto: MINISTÉRIO DO TURISMO - regras para eventos

Art. 49. Eventos de Fortalecimento ao Desenvolvimento Turístico são aqueles de caráter tradicional e de notório conhecimento popular, que comprovadamente contribuam para promoção e fomento da atividade turística do destino.

§ 1º Eventos de caráter tradicional e de notório conhecimento popular são aqueles de abrangência municipal, estadual, regional ou macrorregional, que venham sendo realizados pelo mesmo ente público há pelo menos três edições, devendo ser devidamente reconhecido pelo órgão oficial de turismo do Estado.

§ 2º Os eventos não enquadrados no § 1º somente poderão ser objeto de apoio a partir de janeiro de 2013, desde que constem no calendário de eventos aprovado pelo Fórum Nacional de Turismo.

- ITAPAJÉ NÃO CONSTA NO CALENDÁRIO DE EVENTOS APROVADOS PELO FÓRUM NACIONAL DO TURISMO.

§ 3º Eventos que tenham por objeto aniversário da cidade poderão ser elegíveis, desde que o Município esteja inserido nos sessenta e cinco destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.
-ITAPAJÉ NÃO ESTÁ ENTRE OS 65 DESTINOS INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO REGIONAL

Diante destas condições o município de Itapajé não esta apto a receber este tibo de verba do Ministério do Turismo.

O prefeito Ciro Braga entrou em contato com o gabinete do Deputado onde falou com assessores solicitando que a emenda fosse redirecionada para infraestrutura turística, ele ainda não obteve resposta da referida solicitação.

E para a nossa alegria o prefeito nos disse que comprou alguns fogos de artifício para um pequeno show pirotécnico, meia noite do dia 31 para brindar a chegada do ano 2014. Será uma comemoração singela feita com recursos próprios, mas, ele estava mobilizando sua equipe para que os itapajeenses tivessem uma festa de réveillon.

As atrações que estarão se apresentando na Praça Major Ricardo Carneiro (Praça do Jauro) já confirmadas são: o grupo Simpatia Mix e o forró do Paizim de Recife e claro queima de fogos. Realização Prefeitura Municipal de Itapajé.


Concluo esta postagem agradecendo ao prefeito Ciro Braga que em respeito aos nossos espectadores do blog me concedeu os esclarecimentos sobre esta situação. Agradeço mais ainda aos que publicaram seus comentários em nossa página no facebook fortalecendo o nosso pedido de explicação, obrigado a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário