Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ITAPAJÉ: SEM A ÁGUA DO IPUZINHO ABASTECIMENTO JÁ TERIA ENTRADO EM COLAPSO

A reserva hídrica utilizada para o abastecimento de água no município de Itapajé a cada dia fica menor. O açude Ipuzinho, atualmente a única fonte de captação de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE está com apenas 14.43% de sua capacidade de armazenamento. O percentual representa cerca de 610 mil m3 de volume acumulado. Atualmente a vazão do açude não ultrapassa 140m3/h com intermitências constantes que ocasionam perda de carga na adutora do Escorado, utilizada de forma emergencial. A demanda da sede do município é de cerca de 240m3/h.

Mas apesar do baixo volume, o quadro ainda não é tão crítico como acontece nos municípios de Irauçuba e Tejuçuoca. O SAAE realiza manobras na rede para abastecer a cidade em regime de racionamento. A única solução para normalizar o abastecimento é que tenhamos uma boa quadra invernosa.


O Açude Ipuzinho foi construído no segundo governo de Cid Gomes com recursos exclusivos do erário estadual. Em poucos dias o Governo do Estado concluirá a licitação para a construção de uma nova adutora que levará a água da barragem para a estação de tratamento do SAAE.
 
Mardem Lopes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário