Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CEARÁ REGISTRA 7.111 RAIOS DURANTE TRÊS DIAS

Nos últimos três dias, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou 7.111 descargas atmosféricas em todo o Estado. Russas, que fica a 165 Km da Capital, foi o município mais atingido, com 831 raios, seguido de Amontada, com 462 descargas, e Santa do Acaraú, com 452. Em Fortaleza, não foram contabilizados raios nesse período.

Os municípios com maior incidência de raios foram Santa Quitéria, com 10.450; Granja, com 6.604; e Sobral, 5.636. Em Fortaleza, houve registro de 122

Até agora, em 2013, o sistema da Coelce registrou 152.849 descargas atmosféricas no Ceará. Os municípios com maior incidência de raios foram Santa Quitéria, com 10.450; Granja, com 6.604; e Sobral, com 5.636 raios. Já em Fortaleza, houve apenas 122 descargas nestes quatro primeiros meses.

Nesta época do ano, é importante que a população se previna, já que os raios são perigosos por serem portadores de energia intensa. Se uma pessoa for atingida pelo fenômeno ou estiver perto do de onde o feixe cai pode até morrer, dependendo do local do corpo em que a energia passará.

A melhor maneira de se prevenir dos raios dentro de casa, durante os dias de chuva, é evitar o contato com objetos de estrutura metálica, além de desconectar aparelhos eletroeletrônicos das tomadas. Na rua, além de ficar distante dos objetos metálicos, as pessoas devem evitar o uso de linhas telefônicas e procurar ficar longe de piscinas, praias e árvores isoladas.

Mortes

Entre 2000 e 2011, foram registradas, no Ceará, 51 mortes causadas por raios, quase cinco óbitos por ano. Neste ano, foi registrada uma vítima. Um jovem de 14 anos faleceu, em Parambu, distante 400 Km de Fortaleza. Ele estava trabalhando na roça junto com seus familiares quando foi atingido pelo fenômeno.

No Brasil, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as causas mais comuns associadas à morte por descarga atmosférica é atividade agropecuária com 19% dos casos, 12% são devido a proximidade de árvores, permanência em campo de futebol é 10% das causas e permanência em praia é responsável por 7% desses falecimentos. A maior parte das mortes ocorre na zona rural, com 60%. Na zona urbana, são 25% dos casos, 10% no litoral e 5% foram em rodovias.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade realizada pelos operadores do CCS tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. 

fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário