Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

FALTA DE MÉDICOS NO HOSPITAL TRAZ GRANDES TRANSTORNOS À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ

Um verdadeiro caos se instalou no hospital municipal João Ferreira Gomes (Fusec) na manhã desta segunda-feira, dia 14. Não havia um único médico sequer para atender à população naquela unidade hospitalar. Segundo populares, uma paciente com problemas cardíacos foi levada ao hospital e teria morrido sem atendimento.
Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, a secretária de saúde de Itapajé, Sandra Lira admitiu que não havia médico na Fusec na manhã desta segunda, mas negou que a morte da paciente tenha ocorrido por falta de assistência. Segundo ela, ao constatar que não havia médico na Fusec, a família da mulher a levou a uma clínica particular da cidade. Chegando ao local o médico a encaminhou novamente ao hospital público e foi ao local fazer o atendimento à paciente, mas não foi possível salvá-la. De acordo com Sandra Lira, mesmo que tivesse médico na unidade hospitalar não teria sido possível manter a mulher viva.
Ainda no que diz respeito à falta de médicos, Sandra Lira afirmou que o profissional que deveria estar de plantão nesta segunda sofreu um acidente de trânsito em Fortaleza e precisou ficar na capital para resolver questões inerentes ao seguro de seu veículo. A secretária informou ainda que no plantão da noite de domingo para a manhã de segunda a Fusec ficou sem médico por um período aproximado de três horas. O médico que estava de plantão deixou o local indevidamente.
Sandra Lira atribuiu a falta de médicos à demanda gerada pelas inaugurações de Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) em Fortaleza e na região metropolitana, além da inauguração da policlínica de Caucaia. Segundo ela, os médicos preferem estar mais próximos da capital. Para resolver o problema a gestão municipal está convocando os médicos aprovados no concurso público realizado no ano passado. Lira disse ainda que apesar dos transtornos observados nesta manhã, a escala das próximas semanas está fechada.

A secretária de saúde disse ainda que o hospital João Ferreira Gomes está atualmente sem diretor técnico e diretor clínico. Segundo ela, a gestão municipal já publicou oferta de emprego para preenchimento dos dois cargos.

ji online

Nenhum comentário:

Postar um comentário