Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

TEJUÇUOCA SERÁ CONTEMPLADA COM 50 POÇOS, 405 KITS SANITÁRIOS E 07 ADUTORAS

PERFURAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS


Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, veiculada no Jornal Integração desta segunda-feira, dia 07, o prefeito do município de Tejuçuoca, Valmar Bernardo, informou que o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, iniciou  a perfuração de poços profundos naquele município com objetivo de mitigar os efeitos da longa estiagem. Devem ser perfurados cinqüenta poços que beneficiarão sobretudo as comunidades rurais da região do Rio Caxitoré. Trinta já foram escavados e destes, informou o gestor, a maioria apresentou vazão satisfatória. A ação do DNOCS só está sendo possível graças à ação política do Deputado federal Danilo Forte (PMDB), que intermediou junto ao órgão o envio de três máquinas perfuratrizes para Tejuçuoca.

CONSTRUÇÃO DE ADUTORAS

Além dos poços, o município tenta viabilizar a construção de adutoras que levem água às diversas comunidades tejuçuoquenses.  Valmar informou que em breve a adutora do distrito de Retiro deve começar a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará, uma vez que a licitação já foi concluída. Outras seis adutoras de menor porte serão construídas através do programa federal Água Para Todos, de modo a beneficiar as comunidades de Umari, Santa Rosa, São Gonçalo, Barreiras, Santa Luzia e Assentamento Choro. Juntas as seis adutoras representam investimentos de mais de R$ 1 milhão. Já a adutora do Retiro está orçada em R$ 964 mil.

CONSTRUÇÃO DE KITS SANITÁRIOS

Valmar Bernardo informou ainda que a Prefeitura pleiteou junto ao Governo do Estado e foi contemplada com 405 (quatrocentos e cinto) kits sanitários. As famílias futuramente beneficiadas foram identificadas durante a elaboração do projeto da adutora do Retiro. Além de água nas torneiras as famílias terão acesso a banheiros de alvenaria em suas moradias.

ASFALTAMENTO DE AVENIDA NO DISTRITO DE RETIRO

Bernardo informou ainda que solicitou ao Departamento Estadual de Rodovias – DER, a inclusão do asfaltamento da Avenida Francisco Moura, no distrito de Retiro, no projeto de pavimentação da CE-168, no trecho que liga a BR-222, em Itapajé, à sede do município de Tejuçuoca. O projeto original de pavimentação asfáltica da CE-168, já em fase de conclusão, não incluía a pavimentação da principal avenida do Retiro. O pleito também foi acatado pelo Governo do Estado. 

ji online


Nenhum comentário:

Postar um comentário