Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TEJUÇUOCA: PRIMEIRAS CHUVAS RENOVAM ESPERANÇAS DA POPULAÇÃO



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitação pluviométrica de 18 milímetros no município de Tejuçuoca entre as 07:00 horas de ontem, terça-feira (18) as 07:00 horas desta quarta-feira. (19). O pequeno volume de chuva em nada ameniza a situação do abastecimento de água daquele município que está à beira do caos mas trás esperanças à população. Os tejuçuoquenses têm de que a quadra invernosa que se avizinha possa recompor pelo menos parte dos níveis dos reservatórios hídricos.
Segundo a Companhia Cearense de Gestão de Recursos Hídricos
Cogerh o açude Boqueirão, principal fonte de captação de água para o abastecimento da sede de Tejuçuoca está com apenas 1,44% % de sua capacidade de armazenamento. Há duas semanas operários da Cagece realizaram a mudança do ponto de captação de água do reservatório. A bomba de adução foi levada a uni ponto mais profundo do açude a cerca de quinhentos metros do antigo local de captação. Espera-se que nessas circunstâncias o Boqueirão possa abastecer a sede do município até dezembro.
Para amenizar o problema da escassez de falta de água a Prefeitura de Tejuçuoca está realizando um intenso trabalho de perfuração de poços profundos nas comunidades rurais e na sede, mas a solução definitiva só virá com uma boa quadra invernosa.

Economia afetada
Além da perda de safra, os produtores rurais do município de Tejuçuoca ainda amargam o cancelamento de duas edições consecutivas (2013/2014) da Tejubode feira de ovinos e caprinos que já esteve entre as principais do nordeste. Eventos paliativos foram realizados em substituição à feira mas sem o mesmo desempenho. Além da perda no campo o Tejubode movimentava milhares de reais em negócios paralelos nos setores de alimentação hospedagem transporte e serviços em geral. A principal causa para a interrupção da feira é a seca que já perdura por três anos. A cada noite festiva da Tejubode cerca de 15 mil visitantes lotavam o parque de exposições Joaozão e as ruas da sede. 

Mardem Lopes

PUBLICIDADE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário