Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

EDUCAÇÃO DE ITAPAJÉ É PENÚLTIMA ENTRE MUNICÍPIOS DA REGIÃO EM PROFICIÊNCIA DE LEITURA (2º ANO)

 Governo do Estado do Ceará começou a divulgação dos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), edição 2014. A Secretaria Estadual da Educação já disponibilizou em seu site (http://www.seduc.ce.gov.br) os números referentes ao desempenho dos alunos avaliados no 2º ano do ensino fundamental das redes municipais. Os estudantes foram submetidos no ano passado a avaliação de Português e Matemática.  Nesta terça-feira, dia 30, foram divulgados apenas os resultados de Língua Portuguesa, que refletem diretamente a eficiência da alfabetização das crianças nas escolas mantidas pelas prefeituras.

Em breve a Seduc deve divulgar mais dados relacionados à proficiência dos alunos das redes públicas municipais no que diz respeito às suas habilidades em matemática. O Estado deve ainda divulgar a lista com os nomes das Escolas Nota Dez, unidades da rede municipal cearense com melhor desempenho.

Itapajé

Muito embora os números sejam ainda parciais, o município de Itapajé não tem o que comemorar. As escolas do município tiveram queda de pontuação na proficiência em Língua Portuguesa. Enquanto que na edição anterior da avaliação (2013), nossas crianças do 2º ano do ensino fundamental tiveram desempenho de 150,6, a pontuação caiu para 149,1 pontos em 2014. Muito embora o resultado ainda esteja dentro da classificação ‘desejável’ (no limite com o padrão de desempenho considerado ‘suficiente’), se compararmos os números de Itapajé com os demais 21 municípios que compõem a região do Vale do Curu e Serra de Uruburetama, nossa cidade aparece na vexatória 21ª colocação. Somos os antepenúltimos em proficiência em leitura (2º ano) em comparação com nossos vizinhos. Após a divulgação de todos os dados do Spaece 2014 será possível fazer um ranking estadual da educação cearense. Os resultados são preocupantes, pois evidenciam que a educação de Itapajé não está no caminho certo. A avaliação diz respeito ao segundo ano de gestão do prefeito Ciro Braga e não há como negar que esta administração não tem tido sucesso quando o assunto é educação. Com a palavra a gestão “Juntos Fazemos Mais”.

Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário