Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

ITAPAJÉ: SEMACE ORIENTA PREFEITURA A CONSTRUIR NOVO MATADOURO

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o coordenador de controle e proteção ambiental da Secretaria do Meio-ambiente do Estado do Ceará (Semace), Williams Henrique informou que desde o dia 21 de janeiro deste ano, data em que fiscais do órgão interditaram o matadouro público de Itapajé por faltas de condições sanitárias, a Prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre as determinações da Semace para readequação do equipamento público. Nem mesmo o ofício nº 369/2015 enviado ao prefeito Ciro Braga, contendo lista das adequações que deveriam ser feitas, foi respondido. A Prefeitura teria cento e vinte dias, a partir do recebimento do documento, para apresentar um plano de trabalho, mas não houve comunicação. De acordo com Williams Henrique, nenhuma resposta da municipalidade consta no Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental da Semace.

O servidor estadual disse, no entanto, que o ideal seria que o município construísse o novo matadouro em área isolada, uma vez que o atual abatedouro está em área urbana. Além de apresentar à Semace as características do terreno, tais como dimensões, distância do perímetro urbano, distância mananciais de água e direção e intensidade dos ventos, a Prefeitura deveria ainda tomar providencias para garantir a manutenção do perímetro isolado, de modo a proibir construções nas proximidades. Indagado se o atual matadouro poderia ser reaberto após as adequações, o técnico ambiental foi relutante na sua resposta e disse que em se tratando de dinheiro público o mais indicado não seria investir em um equipamento obsoleto que muito embora possa vir a ser reaberto, certamente apresentará novos impedimentos em um futuro próximo. A Semace ainda aguarda um posicionamento da Prefeitura de Itapajé.

Williams Henrique orientou ainda aos ouvintes a denunciar abatedouros clandestinos e venda de carnes de origem duvidosa, a chamada “carne de moita”, através do Disk Natureza: 0800-275-2233 Disk Natureza.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Recursos hídricos e Meio-ambiente, a carne consumida em Itapajé é oriunda de animais abatidos no matadouro da cidade de Tejuçuoca.

Mardem Lopes

AC MOTA CONSTRUÇÕES - SUA OBRA EM BOAS MÃOS, RESPONSÁVEL CLAIRTON


Nenhum comentário:

Postar um comentário