Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2020

JORNAL NACIONAL DA REDE GLOBO DESTACA CASO DA PACIENTE DE ITAPAJÉ QUE MORREU POR SUPOSTA FALTA DE OXIGÊNIO EM AMBULÂNCIA

Na noite desta sexta-feira(05), o município de Itapajé foi pauta de repercussão nacional na Rede Globo. A transferência de uma paciente para Caucaia que veio a óbito foi uma das notícias apresentadas na edição do Jornal Nacional. A família acusa que entre as motivações do óbito uma possível falta de oxigênio na ambulância durante a transferência. A direção do hospital por sua vez nega a acusação. Diante da repercussão da matéria a secretaria da saúde emitiu uma nota, leia abaixo depois do vídeo. 




NOTA DE ESCLARECIMENTO

Quanto ao vídeo veiculado em redes sociais acusando o Hospital e Maternidade João Ferreira Gomes, do município de Itapajé de ter negligenciado na transferência da paciente Maria Dantas de Sousa, onde afirmam seus autores que a mesma teria vindo a óbito no trajeto Itapajé - Caucaia por conta de carência de oxigênio, a Secretaria Municipal de Saúde contesta veementemente tal afirmação.
A Secretária de Saúde deste município, Senhora Eliete Viana, ressalta que, diferente do narrado no vídeo a paciente veio a óbito já nas dependências do Hospital Municipal Abelardo Gadelha, no município de Caucaia. Quanto a ausência de oxigênio, como foi argumentado no vídeo, a Secretaria de Saúde esclarece que o procedimento de transferência de pacientes de Itapajé para outras cidades se dá em obediência a rigoroso protocolo, com dois cilindros de oxigênio, por segurança, para eventual necessidade de reposição.
Quanto à acusação de que a paciente teria falecido no trajeto Itapajé - Caucaia, a Secretaria de Saúde contesta, tendo por base o protocolo, onde constam horário da transferência da paciente, que se deu às 08:15 horas, chegando a Caucaia às 10:00 horas, com a paciente indo a óbito às 11:00 horas, conforme declaração de óbito.
Diante desta abominável prática de fake news no nosso município, principalmente com intensão de atacar ou desqualificar a Gestão Municipal o departamento jurídico da Prefeitura de Itapajé já esta adotando as medidas cabíveis, fazendo valer a lei, responsabilizando seus autores e compartilhadores, para que estes sejam punidos por tal prática criminosa.
Eliete Viana Cruz
Secretária de Saúde de Itapajé
Itapajé - Ceará, em 05 de Junho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário