Páginas

quinta-feira, 22 de julho de 2021

23 DE JULHO COMPLETA 10 ANOS DE MORTE DO EMPRESÁRIO JOSÉ MARIA MELO, PROPRIETÁRIO DO JARDIM ANITA FUTURO CAMPUS UFC EM ITAPAJÉ

Na manhã do sábado, 23 de julho do ano 2011, foi comunicada a imprensa o falecimento do empresário itapajeense José Maria Melo.

José Maria Melo In Memoriam era Filho do alfaiate Bento e da dona de casa Eudócia, ainda muito jovem deixou sua cidade natal para “fazer a vida” no sul do país. Anos depois, já empresário de sucesso, dono de uma das mais respeitadas publicações médicas do país, e casado com Anita Inára Bertulis de Melo, voltou a Itapajé em visita com sua esposa. No nordeste Anita, natural da Letônia, se sensibilizou com a miséria que consumia, sobretudo, as crianças. Desde então o casal sonhava em fazer algo que viesse a minorar o sofrimento do povo cearense. Por uma fatalidade do destino Anita morreu ainda jovem, aos 42 anos, vítima de um edema pulmonar. Mesmo desolado com a perda, Melo decide homenagear a memória da mulher amada e decide tornar realidade o desejo de Anita de ajudar os menos favorecidos.

José Maria Melo (In Memoriam) gostava sempre de falar de sua gratidão para com sua cidade natal. "Quero destinar uma boa fatia de tudo que tenho em benefício da população do município onde nasci. Acho que assim vou dar a minha contribuição para transformar o status de onde vivi até os 16 anos de idade". Assim falou o empresário José Maria de Sousa Melo ao apresentar ao Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Francisco de Assis Moura Araripe, o seu ambicioso projeto educacional e cultural.

A família, em Itapajé representada por Eudoxia Avila e seus irmãos fizeram a doação do Complexo Jardim Anita para a Universidade Federal do Ceará UFC, para que o sonho de José Maria Melo pudesse se tornar realidade.

No ano 2012 deram inicio as articulações para a elaboração dos projetos para implantação em Itapajé de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará UFC. Na manhã da segunda-feira dia 20 de agosto (2012) uma comitiva composta pelo Deputado Federal Danilo Forte, do reitor da UFC professor Jesualdo Farias, do diretor do campus da UFC de Sobral professor Vicente, autoridades políticas e empresários locais dentre eles o diretor presidente do grupo Atitude Empreendimentos Dr. Bastos estiveram no Jardim Anita, espaço deixado pelo Saudoso José Maria Melo que poderá ser a estrutura física utilizada pela UFC para implantação do campus em um projeto de expansão da universidade.

Após estes anos de articulações e espera, o Campus da UFC em Itapajé está se tornando uma realidade e tem previsão de início das aulas para setembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário