Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ITAPAJÉ: POPULAÇÃO DENUNCIA FALTA DE MEDICAMENTOS NA FUSEC E MAU ATENDIMENTO DE MÉDICOS

Denúncias de mau atendimento no hospital municipal João Ferreira Gomes (Fusec) são freqüentes nas emissoras de rádio da cidade e nas redes sociais. O problema persiste e parece não ter solução. Na manhã da última quarta-feira, duas senhoras estiveram na redação da rádio Atitude FM para denunciar mais desmandos que ocorrem naquela unidade hospitalar.

A primeira denunciante, Valdelice Pereira de Mesquita, relatou que há duas semanas seu pai está internado na unidade de saúde e até mesmo simples remédios para gases e para conter diarréia não têm no hospital. Segundo ela, a família teve que comprar os medicamentos para que o paciente não ficasse sem os fármacos. Ela denunciou ainda a conduta grosseira de um médico que presta serviço na Fusec.  Valdelice Mesquita narrou ainda que no domingo, dia 06, seu pai teve alta hospitalar e voltou para casa, mas na madrugada de segunda-feira, dia 07, voltou a passar mal e sentir fortes dores. A família ligou para o hospital para solicitar uma ambulância, mas o veículo não chegou à residência do enfermo. A denunciante foi até a Fusec em busca de socorro e relata que ao chegar ao local os funcionários de plantão estavam dormindo. Disse ainda que um servidor da Fusec, ao ouvir sua súplica fez deboche do estado de saúde de seu pai falando em tom de ironia a seguinte frase: “Acorda motorista [da ambulância], que tem um homem no banheiro com diarréia”.

Já de volta à Fusec o paciente foi incluído na lista de espera da central de marcação de consultas da secretaria de saúde com orientação médica para ser submetido a uma endoscopia. Ao reclamar da demora para transferi-lo para Fortaleza para realizar um exame a filha do paciente afirmou que foi orientada por um servidor da saúde a pagar por um exame particular. O servidor teria dito: “Você vai ter que se virar”.

A segunda denunciante, Francisca Simone de Oliveira Barbosa, chegou à emissora em estado emocional visivelmente alterado para reclamar da conduta de outro médico da Fusec. Segundo ela, ao entrar em uma sala do hospital para perguntar se o referido médico começaria a atender naquele momento, foi expulsa do local pelo profissional de saúde. 

O médico teria dito ainda que só começaria a atender quando bem quisesse. Ao questionar o tratamento que o médico estava dispensando a ela, a paciente afirma ter recebido a seguinte resposta: “Eu sou assim mesmo e trato qualquer um desse jeito”. Francisca Simone ainda acusa o profissional de saúde de procedimento médico questionável em um atendimento anterior e solicitou durante a entrevista que a secretaria de saúde tome providencias no sentido de substituir o profissional. Simone informou ainda que foi à Delegacia de Policia Civil de Itapajé prestar queixa e fazer um boletim de ocorrência contra o médico.

Ouvida pela reportagem da rádio Atitude FM, a secretária de saúde Sandra Lira, informou que o hospital municipal João Ferreira Gomes está passando por uma reestruturação administrativa após a identificação de falhas no atendimento. Segundo a gestora, não há o acolhimento necessário, tampouco o atendimento humanizado indispensável aos pacientes e familiares. Disse ainda que os médicos denunciados por mau atendimento foram advertidos  e afirmou que não foi a primeira vez que pacientes reclamaram da conduta dos profissionais. Sandra Lira garantiu que medidas administrativas serão tomadas se constatada postura profissional inadequada. Disse, entretanto, que é necessário levar-se em consideração a versão dos médicos para os fatos e alertou que pacientes e familiares não podem interferir na rotina dos médicos e nem questionar seus diagnósticos. A secretária afirmou ainda que há vagas abertas para novos médicos plantonistas.

No que diz respeito à falta de medicamentos, Lira admitiu que faltam itens, mas disse que os fármacos já estão chegando à unidade hospitalar. Ela alertou ainda aos servidores que trabalham na Fusec que se o hospital não informar à secretaria de saúde qual a demanda de medicamentos ficará difícil fazer a reposição de estoques.


Ainda com relação às reclamações da senhora Valdelice Pereira de Mesquita, Sandra disse que os pacientes com indicação de exames em Fortaleza só podem ser encaminhados para a capital quando a central de regulação de consultas do governo do estado liberar vaga em hospital público para os pacientes na fila de espera da central de marcação de consultas do município. Segundo ela, seria pior para o paciente ser transferido sem a garantia de vaga em Fortaleza.

ji online

3 comentários:

  1. Anônimo4/10/2014

    pessoal . itapaje ta bom. so ta ruim a saúde a educação e a segurançae o resto.isso era o q o povo queria . junto fazemos mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/11/2014

    Eles la tratam agente como lixo se agente fala um pio eles chamam a policia mais severgoin são eles que chegam la com abuso de autoridade e akela veia que faz a ficha faz pouco caso da doença aleia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/12/2014

    bairro bela vista tá dominado,cruzeiro dominado,...............voces tão lembrado da música da politica,ado,ado ta tudo dominado ou ta tudo desmoronando e o PODER LEGISLATIVO não ta nem ai,continuem votando em VEREADOR por causa de um filho solto da cadeia,por um tijolo ou outra coisa assim,fuuuui

    ResponderExcluir