Páginas

terça-feira, 5 de setembro de 2017

ITAPAJÉ: BRIGADISTAS DO PREVFOGO DO IBAMA VISITAM RESERVA MÃE-DA-LUA E FAZEM ACEIROS PARA PREVENIR PROPAGAÇÃO DE QUEIMADAS

No nordeste brasileiro, o uso do fogo na agricultura (“queimadas”) ainda não foi substituído por técnicas mais modernas, e, a cada ano, queimadas causam grande prejuízo ao meio ambiente e numerosos incêndios florestais. Por isso, queimadas próximas a áreas de conservação como a Reserva Mãe-da-Lua, na Serra das vertentes em Itapajé, são proibidas. Além disso, a utilização de fogo na agricultura precisa da autorização da SEMACE.

 Em 2016, houve várias queimadas ilegais perto da referida reserva. Na ocasião o IBAMA multou dois agricultores vizinhos. Em 2017, como consequência de uma carta enviada pelo proprietário da reserva à  promotora Valeska Catunda Bastos, titular da 2° Promotoria da Comarca de Itapajé, solicitando medidas para a proteção da área, que é de interesse público, O Ministério Público solicitou do IBAMA a realização de atividades preventivas contra as queimadas ilegais. Nos dias 29 e 30 de agosto deste ano uma equipe do Prevfogo, do IBAMA, visitou a Reserva Mãe-da-Lua.
 Os agentes do IBAMA visitaram agricultores vizinhos para conscientizar com a prática de queimadas e informar sobre a função do Prevfogo. De forma preventiva os brigadistas do Prevfogo criaram aceiros de quatro metros de largura ao longo de 700 metros na divisa com uma propriedade vizinha. Se houver vento ou se as chamas forem grandes, um aceiro não é uma proteção eficiente. Mas labaredas de menor proporção podem ser detidas pelos aceiros.

FARMÁCIA GASTE MENOS - O MELHOR ATENDIMENTO E PREÇOS PROMOCIONAIS EM MEDICAMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário