Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2019

APÓS MANIFESTAÇÕES DE TAXISTAS DE ITAPAJÉ E DE OUTROS MUNICÍPIOS DO INTERIOR, GOVERNO PROMETE REGULAMENTAR TAXI INTERMUNICIPAL

Após manifestações de taxistas de diversos municípios do interior cearense no entorno do Palácio da Abolição, sede do Governo, na manhã da última terça-feira, dia 18, o Executivo cearense informou que vai encaminhar à Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (24), o projeto de lei que trata da regulamentação da atividade dos táxis intermunicipais no Estado. O compromisso foi selado em reunião entre o assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins, e representantes da Federação de Táxi Intermunicipal do Ceará vindos de 30 municípios, inclusive de Itapajé.
Nelson Martins enfatizou que todo o processo necessário para atender a reivindicação da categoria foi discutido com o governador Camilo Santana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Procuradoria-Geral do Estado, e que a mensagem seguirá para o Legislativo acompanhada de mobilização junto aos deputados estaduais, objetivando deste modo a aprovação rápida da nova lei.
“Esperamos que o texto assinado pelo governador Camilo Santana seja aprovado o mais rápido possível, para que o sistema de táxis intermunicipais seja regulamentado e, acima de tudo, para que a gente possa evitar algumas situações irregulares que hoje ocorrem. O objetivo maior é que a população tenha melhores alternativas e melhores condições para utilizar o serviço de transporte”, assegurou.
A demanda dos taxistas intermunicipais – que prestam serviços de transporte levando passageiros de uma cidade a outra – pede o regimento para o serviço com a intenção de evitar problemas aos motoristas formalizados diante do alto índice de “táxis piratas” em território cearense. Com a aprovação da mensagem, segundo membros da federação, o trabalho dos profissionais se torna mais seguro, com mais fiscalização e livre de prejuízos.
“O Governo do Ceará já trabalhou antes para a regulamentação dos ônibus e de transportes complementares no Estado todo. Era importante que nós fizéssemos também a regulamentação desse sistema de táxi intermunicipal. Nós já conversamos com alguns deputados e os representantes da federação também vão tratar disso lá na AL, para que tudo ocorra dentro do necessário”, complementou Nelson.
Também participaram da reunião o superintendente do Detran, Igor Ponte, o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Fernando Franco, o deputado estadual Acrísio Sena e o chefe da Casa Militar, Coronel Andrade Mendonça.
A regulamentação da atividade de táxi intermunicipal através da sanção da lei deve trazer benefícios para os motoristas e clientes.
Projeto de Lei engavetado
Um projeto de lei sobre o assunto começou a tramitar no ano de 2013 na Assembleia Legislativa do Ceará. De autoria da deputada Rachel Marques (PT), a indicação propõe a autorização do serviço de táxi intermunicipal no Estado. O projeto considera serviço de táxi qualquer espécie de transporte remunerado de passageiros em veículos do tipo passeio ou pequenos utilitários, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista. O texto permitirá ainda o uso de veículos de luxo, blindados, adaptados ao transporte de pessoas com deficiência e outros com características especiais.
Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário