Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

MOREIRA: HÁ 21 ANOS MORRIA O PIONEIRO DA RADIODIFUSÃO ITAPAJEENSE



Homenageamos este grande itapajeense 

Francisco Moreira de Sousa, o precursor da radiofonia local.

As transmissões da “radiadora do Moreira” se iniciaram por volta de 1955, direto do Studio Royal. O “Serviço de Alto Falantes Royal”, por várias décadas foi o principal, quiçá, o único meio de comunicação existente em Itapajé.  Indiscutivelmente prestou relevantes serviços a nossa comunidade. Quando o assunto era para ser conhecido por todos, não havia dúvida, “divulgar no Moreira”. Além do pioneirismo na rádio difusão, Moreira também foi dono de Clubes de dança. Os famosos Royal e Royalzinho. Muitos jovens, e também “velhotes” dançarinos, embalaram suas noites de Sábado ao som de bons conjuntos musicais que eram contratados para animar os famosos bailes. A vigilância para que somente as “moças de boas famílias” freqüentassem o principal (Royal) era cuidado com muito rigor. Moreira pouco se posicionava com relação a assuntos críticos, especial os de cunho religiosos e político-eleitorais. No entanto, na década de 1980, quando da disputa eleitoral em que se enfrentaram os candidatos Raimundo Vieira Neto e Luiz Gonzaga Saraiva, ao tomar conhecimento do candidato vencedor, pelo qual torcia, logo ao saber do resultado, ligou o Serviço de Alto Falante Royal a toda altura. Fez tocar uma musica do Benito de Paula, cuja letra dizia: “Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus...!”.

Moreira, inteligentemente aproveitava-se da abrangência do sistema de som, para fazer suas cobranças dos anunciantes que deixavam fiado algum serviço prestado. Dizia: “Atenção fulano de tal, se tu não vieres me pagar até amanhã eu vou dizer teu nome aqui na radiadora”. A ameaça quase sempre surtia bons resultados! O momento crucial, para toda a cidade de Itapajé, que simplesmente parava, era quando a canção italiana Il Silenzio começava a soar, indicando o falecimento de algum itapajeense. Toda a cidade de Itapajé parava ao som de Il Silenzio, de Nini Rosso, uma das maiores marcas da Radiadora do Moreira.

Moreira nasceu em 9 de maio de 1907 e faleceu em 24 de junho de 1992, uma quarta-feira, esquecido pela comunidade, pela qual prestou relevantes serviços, sem que entoassem a sua querida canção Il Silenzio.

Itapajé pouco fez até hoje para homenagear esse tão importante filho. Ainda está em tempo. Com a palavra os Poderes: Executivo e Legislativo.

Fonte: Ribamar Ramos / Cesário Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário