Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITAPAJÉ FAZ COBRANÇAS AO PREFEITO CIRO BRAGA



Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé – SISPUMI, Cid Lira Braga cobrou do Prefeito Municipal Ciro Braga a sanção da lei de ampliação definitiva da carga horária dos professores da rede pública de ensino de cem para duzentas horas mensais. O Projeto de Lei, de autoria do próprio Poder Executivo, foi aprovado na Câmara de Vereadores em redação final na Sessão Legislativa de 08 de maio, mas até a última segunda-feira, dia 03 de junho, ainda não havia sido sancionado pelo gestor do município. Cid classificou a demora de omissão e criticou o argumento dado por membros da gestão municipal para justificar a demora. Segundo foi informado ao Presidente do SISPUMI, estaria havendo um levantamento dos impactos causados pela ampliação definitiva de carga horária, uma vez que a medida interferiria no número de vagas de professores que devem ser disponibilizadas para preenchimento mediante concurso público. Cid Lira Braga disse que esse tipo de levantamento deveria ter sido feito antes do envio do Projeto de Lei à Câmara e não depois da matéria aprovada. Caso não haja definição quanto à sanção, o Presidente do Legislativo Municipal, Dr. Idervaldo Rocha poderá promulgar o Projeto como Lei. Apesar das críticas Cid Braga disse crer que é de interesse do Prefeito Ciro Braga sancionar o Projeto de Lei, uma vez que é matéria de autoria do próprio Executivo Municipal.

Cid Braga cobrou ainda da Secretaria de Educação do Município agendamento de reunião para tratar do repasse para os profissionais do magistério de cerca de R$ 80 mil, referentes a sobras do FUNDEB relativo ao ano de 2008. Segundo ele, o Tribunal de Contas dos Municípios emitiu parecer favorável ao rateio entre os professores da rede pública municipal. O sindicalista espera que a Secretária de Educação do Município, Célia Bernardo, convoque o sindicato para tratar do rateio. Além disso, ele cobrou da gestão municipal o cumprimento da Lei do Piso Salarial do magistério, que além de fixar remuneração mínima, determina que um terço da carga horária dos professores seja dedicado ao planejamento pedagógico.

No dia 11 de junho deverá ocorrer uma Assembléia dos professores para discutir ações que devem ser tomadas contra a medida adotada pela Secretaria de Educação, em que decidiu excluir da folha dos 60% do FUNDEB os professores cedidos ao SISPUMI. Segundo ele, a lei ampara os profissionais do magistério que se encontram enquadrados nesta situação, inclusive com decisões judiciais favoráveis aos professores em muitos municípios brasileiros.

Atitude FM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário