Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

IRAUÇUBA: JUIZ NEGA PEDIDO DE CASSAÇÃO DO MANDATO DO PREFEITO ZÉ MOTA E DE SEU VICE CARLITO ARAUJO

O Juiz Eleitoral Carlos Eduardo de Oliveira Holanda Junior, titular da 41º Zona, proferiu sentença em que decide não acatar parecer do Ministério Público Eleitoral, representado pelo Promotor Plínio Augusto de Almeida Pereira, no que diz respeito à ação impetrada pela coligação derrotada nas eleições municipais de 2012 no município de Irauçuba. Após análise da ação de pedido de cassação dos diplomas do prefeito de Irauçuba, José Mota, e de seu vice, Carlito Araújo, o MP emitiu no dia 14 de maio parecer favorável à cassação dos diplomas dos réus em face das denúncias de abuso do poder político, abuso do poder econômico, uso da máquina pública para fazer campanha, dentre outras acusações levadas à Justiça pelo candidato derrotado Heleno Araújo.

Heleno Araújo alega que os crimes acima mencionados foram cometidos pelo ex-prefeito daquela cidade Raimundo Nonato Souza Silva, pelo vice-prefeito, Francisco Carlito Araújo e pelo atual Prefeito José Elisnaldo Mota Pinto durante o último pleito eleitoral. Dentre outras acusações é imputado ao ex-prefeito Nonatinho a responsabilidade pela contratação irregular servidores durante período eleitoral, além de permitir que funcionários municipais deixassem suas funções públicas durante expediente para desempenhar funções de cabos eleitorais de José Mota, então candidato da situação.

Além de recomendar ao Juízo competente a perda dos diplomas de Zé Mota e Carlito Araújo, e conseqüentemente perda de mandato, Dr. Plínio recomendava ainda sanções ao ex-prefeito Raimundo Nonato Souza Silva, que poderiam implicar em sua inelegibilidade.

“Do exposto o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela procedência da ação de investigação judicial eleitoral e conseqüentes sanções decorrentes das condutas ilícitas constatadas, dentre as quais as cassações dos diplomas do atual prefeito municipal e de seu vice-prefeito municipal, claramente beneficiários das condutas do ex-prefeito municipal”, concluiu o promotor.


Com a decisão em favor do grupo de situação proferida pelo Juiz de primeira instância, a ação ainda poderá ser julgada em duas instâncias superiores. O grupo de oposição  ainda poderá apelar para julgamento no pleno do Tribunal Regional Eleitoral, e em último recurso poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Blog do Mardem

Nenhum comentário:

Postar um comentário