Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

UNIÃO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ITAPAJÉ

A União reconheceu a situação de emergência de mais 17 municípios cearenses que sofrem consequências dos efeitos da estiagem. Os municípios reconhecidos foram Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Ocara, Paramoti, Pentecoste e Tejuçuoca.
O reconhecimento da situação emergência pela União foi feito após o Comitê Integrado da Seca apresentar a documentação necessária sobre a situação de cada município. Atualmente 169 municípios cearenses estão em situação de emergência. “O trabalho foi feito em conjunto pela Defesa Civil e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e conseguimos viabilizar o reconhecimento da situação de emergência nesses municípios”, afirmou o secretário Nelson Martins.
Os municípios que haviam ficado de fora da lista corriam o risco ter as ações emergenciais, como abastecimento via carro-pipa e perfuração de poços, suspensas. O Decreto Estadual 31.338, de Situação de Emergência por Seca, que garante recursos do Governo Federal, teve sua vigência finalizada dia 17 de maio. Um novo decreto foi formulado pelo Estado, com base em análise de danos e prejuízos feita pela Defesa Civil. A resposta federal foi de que 24 municípios não estariam mais necessitando de medidas emergenciais, quando apenas três realmente se enquadram nessa condição. A reconsideração do Governo Federal levou em conta a validação de dados da Cogerh e da Funceme.

* Com informações da SDA / Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário