Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2018

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ VISITA ITAPAJÉ E AFIRMA QUE BPRAIO SERÁ INSTALADO EM BREVE NO MUNICÍPIO


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará esteve na tarde desta quinta-feira, dia 12, no município de Itapajé para reunião com os efetivos das polícias civil e militar lotados na cidade e ainda para uma reunião com o prefeito Dimas Cruz e empresários filiados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Seu primeiro compromisso foi uma entrevista coletiva concedida na sede da Prefeitura. Durante aproximadamente uma hora e meia, André dos Santos Costa respondeu perguntas dos repórteres e ainda falou sobre as ações do Governo do Estado na área de segurança.

Costa reiterou que a remoção do delegado André Firmino de Itapajé se deu em razão de pedido do próprio policial. Indagado do porquê de a transferência ter sido concedida somente três meses depois da solicitação, em meio às investigações da Operação “Silêncio dos Inocentes”, que apura casos de abuso sexual contra crianças, e ainda no decorrer da Operação “Educação do Mal”, que desvendou esquema de falsificação de notas escolares em uma escola municipal, o secretário afirmou que foi necessário aguardar a formação de uma nova turma de delegados para que a substituta de Firmino fosse designada. Ele ratificou o que havia declarado anteriormente em entrevista à rádio Atitude FM, negando mais uma vez que tenha havido interferência política para que Firmino fosse afastado das investigações.

O caso de maior repercussão de abuso sexual em Itapajé se deu na escola Patronato São José, em que uma criança de seis anos foi abusada repetidas vezes por dois funcionários, sem que, no entanto, ninguém, supostamente, tivesse tomado conhecimento. Os crimes do Patronato só foram descobertos quando a vítima confessou para sua mãe o horror ao qual estava sendo periodicamente submetida na escola mantida pela Diocese de Itapipoca. O educandário é dirigido pelo ex-prefeito Padre Marques. Pouco antes de deixar Itapajé, ao anunciar sua saída do município, durante entrevista à rádio Atitude FM, André Firmino disse que “muita coisa ainda teria que ser apurada no Patronato”.

As investigações iniciadas através da Operação “Educação do Mal” teriam constatado um esquema de adulteração de notas de estudantes na escola Padre Manoel Lima e Silva, e de acordo com o então delegado, a falsificação ocorria para que o município, através de manipulação de resultados de desempenho, angariasse mais recursos do Governo Federal. O secretário de educação do município, Vilemar Marinho, foi uma das pessoas arroladas no inquérito para prestar depoimento.

O comandante da Segurança Pública do Estado disse ainda que a cúpula da Secretaria dará todo o suporte necessário, incluindo apoio da delegacia especializada em investigações de crimes contra crianças e adolescentes (DECECA), para que a nova delegada de Itapajé, Dra. Rogéria Neusa Sousa, empossada no dia 09 de julho, aprofunde as investigações em curso e elucide os casos.

Pelotão do BPRaio
André Costa afirmou que o atraso na implantação do Pelotão do BPRaio no município, que estava programada para ocorrer no dia 04 de julho, não teve como causa a demora para a conclusão das obras de reforma do prédio, cedido pela Prefeitura para abrigar a tropa. Segundo ele, houve atraso na formação dos policiais.

Boletim do Comando-Geral da Polícia Militar, publicado no dia 28 de junho, definia instruções para a cerimônia de inauguração do Pelotão do Raio em Itapajé, seis dias depois, em 04 de junho. O documento informava que, dentre os participantes, estaria presente à cerimônia o efetivo de policiais que seria lotado na cidade. Em entrevista à Atitude no dia 25 de junho, Costa afirmou que em até uma semana o Raio seria instalado: “Em breve, nesta ou na próxima semana, estaremos entregando pra cidade o Raio”. A previsão do secretário coincidia com a data constante no Boletim do Comando-Geral da Polícia Militar para inauguração inicialmente programada.

Perguntado se já há uma data para a implantação do Pelotão da tropa de elite da PM, e solicitado pela administração municipal a marcar a cerimônia durante os festejos de aniversário de Itapajé, Dr. Costa informou que analisaria essa possibilidade, mas assegurou que em pouco tempo o município será agraciado com o reforço na segurança pública.
Compuseram a comitiva do secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, o delegado Everardo Lima, comandante-geral da Polícia Civil, e os Coronéis da PM Ronaldo Mota Viana, Antônio Gilvandro Oliveira de Sousa e José Maurício Raulino Júnior, comandante-geral da PM, comandante do Policiamento do Interior-Norte e comandante do 11º Batalhão, respectivamente.
Fonte: Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário