Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

ITAPAJÉ: PREFEITURA SOLICITA QUE TÉCNICOS DA COGERH AVALIEM CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DE AÇUDE LOCALIZADO ENTRE OS BAIRROS BELA VISTA E ESMERINO GOMES


A Prefeitura de Itapajé realizou nesta semana o alargamento do sangradouro do açude localizado entre os bairros Bela Vista e Esmerino Gomes, conhecido como “açude velho” ou “açude São Francisco”. O reservatório passou a acumular volume de água acima do normal depois que a barragem Ipuzinho, localizada a montante, foi construída. A consequente elevação de nível já ameaçava alagar residências construídas às suas margens. Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o secretário municipal de infraestrutura, Fernando Teixeira, informou que foram retiradas duas fileiras de tijolos que, em gestões anteriores, haviam sido colocadas sobre o muro original do vertedouro. O aumento da vazão do sangradouro tem por objetivo reduzir a pressão sobre a parede da barragem e diminuir seu nível. Em ofício, a Prefeitura de Itapajé solicitou à Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), a visita de técnicos e engenheiros para avaliar as condições estruturais do açude, pois o município não tem informações precisas para avaliar a necessidade de intervenção mais drástica para eventualmente eliminar os riscos de rompimento do antigo reservatório. A medida é preventiva, segundo informou Teixeira: “É muito perigoso guardar um grande volume de água em um açude quando não se tem certeza se a parede tem estrutura para comportar”, disse. A Cogerh também foi solicitada a conferir a intensidade da revência causada pela saída de água do Ipuzinho, que deve estar provocando o aumento nos níveis do reservatório logo abaixo.  Atualmente as águas do açude São Francisco servem quase que exclusivamente para o ofício das lavadeiras. Depois da construção do açude Ipuzinho, banhistas e pescadores preferem frequentar o novo reservatório.
Atitude FM / Mardem Lopes
O ADVOGADO PRA TODA CAUSA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA. SEMPRE SE ATUALIZANDO DAS MUDANÇAS E PRINCIPALMENTE PREPARADO PARA RESOLVER SEU PROBLEMA DE BENEFÍCIO NEGADO, ESCRITÓRIO EM FRENTE AO INSS E OUTRO AO LADO DA CAIXA ECONÔMICA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário