Páginas

domingo, 19 de julho de 2020

ELEITORES QUE TIVERAM O TÍTULO CANCELADO POR NÃO TEREM FEITO A BIOMETRIA PODEM VOTAR NA ELEIÇÃO DE 2020


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, vetou o uso de biometria nas eleições municipais de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. Com a decisão, todos os cidadãos com inscrição eleitoral regular podem votar, incluindo os que tiveram os títulos cancelados por falta de biometria. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).  Isso porque a Resolução do TSE nº 23.616/2020, publicada em abril, suspendeu o cancelamento desses títulos por causa da pandemia.
Em nota enviada ao O POVO, a coordenadora de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Lorena Belo, explica que as medidas de isolamento social causaram a suspensão dos atendimentos presenciais para cadastramento biométrico. Por isso, para as eleições de 2020, os títulos cancelados por ausência de biometria continuarão válidos. “As inscrições já foram reabilitadas para o voto e voltarão a figurar como canceladas no cadastro eleitoral, após a realização das eleições municipais de 2020”, alerta.
No Ceará, 6.567.760 pessoas são consideradas aptas para votar. No entanto, 375.440 eleitores deixaram de comparecer ao cadastramento biométrico no ciclo 2019. Dessas, 266.339 só em Fortaleza. Os dados foram cedidos pelo TRE-CE.
A coordenadora ainda reforça que aqueles que tiveram os títulos cancelados por não comparecem em eleições passadas e que ainda não regularizaram a situação eleitoral continuam sem poder votar.
Sobre o processo de voto deste ano, Lorena afirma que o TSE finalizará as resoluções para o pleito municipal em agosto, já que foi adiado para 15 e 29 de novembro. De qualquer forma, a identidade oficial com foto continuará sendo exigida para votação. Aqueles que tiveram a biometria coletada podem se identificar por meio do aplicativo e-Título no smartphone, que deverá ter a foto e os dados pessoais.
Fonte: O Povo
SUA LOJA DE ENXOVAL E ARTIGOS PARA CRIANÇAS DO CENTRO DE ITAPAJÉ. EM FRETE A PRAÇA DA ASSEMBLEIA DE DEUS. ÓTIMOS PREÇOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário