Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ITAPAJEENSES RECLAMAM DE ODOR E GOSTO ESTRANHO NA ÁGUA EM DIVERSOS BAIRROS


A água que está chegando às torneiras dos itapajeenses está com odor e gosto estranhos, relatam os consumidores. As reclamações têm partido de diversos bairros e tiveram início nesta semana.
De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Pedro Rocha, um engenheiro químico contratado pela autarquia municipal foi designado para averiguar quais seriam as possíveis causas para a alteração de cheiro e sabor da água. Após inspeção na estação de tratamento de água, o profissional chegou à conclusão de que a proliferação anormal de plantas aquáticas, e consequente decomposição, estão causando as alterações indesejadas.
Rocha informou que a solução adotada foi a adição de carvão ativado ao processo de tratamento da água e que o problema foi minorado. Apesar das alterações citadas, Pedro assegurou que a água é potável e não traz prejuízos à saúde da população ao ser consumida. Segundo ele, laudos laboratoriais apontam que a água, após o tratamento, não contém coliformes fecais e os padrões de cor, que podem indicar presença de micropartículas está dentro do exigido pelo Ministério da Saúde. Da mesma forma o cloro residual na rede de distribuição, PH (que especifica a acidez ou basicidade da solução aquosa) e nível de turbidez também estão dentro dos padrões aceitáveis. Os laudos físico-químicos e microbiológicos indicam uma água apropriada para o consumo.
Pedro Rocha destacou que em todos os açudes há presença de plantas aquáticas, mas a proliferação atípica desse tipo de vegetação pode ser um fator de preocupação, uma vez que o aumento do volume desse tipo de planta indica também um aumento de matéria orgânica dentro do reservatório.
Há algumas hipóteses a serem consideradas: a primeira é que esgoto doméstico pode estar sendo carreado ilegalmente para dentro do açude João Lira Magalhães. A segunda, e não menos danosa, é a possibilidade de que dejetos de animais criados irregularmente às margens do reservatório e também ao longo do rio Escorado, que desagua no Ipuzinho, estejam contaminando as águas.
O diretor da SAAE ratificou que o processo de tratamento é eficiente, mas não podemos desconsiderar que esse tipo de contaminação, em médio e longo prazo, poderá gerar consequências danosas para a população, além de dificultar e onerar o processo de tratamento de água.
Rocha comunicará o problema à Secretaria Estadual do Meio-ambiente o problema e espera que o Governo do Estado faça em breve uma fiscalização. A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, que administra o açude, também será informada sobre o problema.
Por Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário