Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2018

ITAPAJÉ: PREFEITURA SOLICITA À CÂMARA AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAR NOVO PARCELAMENTO DE DÍVIDAS COM A CAPESI


A Prefeitura Municipal de Itapajé enviou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei nº 006/2018 em que solicita autorização do Legislativo Municipal para parcelar e reparcelar débitos do município com seu Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, gerido pela Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores do Município de Itapajé – Capesi, em até duzentos meses.
Caso seja aprovado, o PL dará ao Executivo Municipal permissão para parcelar dívidas oriundas de não repasses, em tempo, de contribuições patronais descontadas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, bem como de outros débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, relativos à competência até março de 2018.Ainda de acordo com o texto enviado à Câmara, os valores devidos serão atualizados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, acrescido de juros (simples) de 1% ao mês, acumulados desde a data de vencimento até a data de assinatura do termo de acordo de parcelamento.
As prestações vencidas serão atualizadas mensalmente pelo INPC, acrescidas de juros (simples) de 1% ao mês, acumuladas desde a data do vencimento da prestação até o mês do efetivo pagamento.
Fica autorizada a vinculação do Fundo de Participação dos Municípios – FPM como garantia das prestações acordadas no termo de parcelamento não pagas no seu vencimento.
O PL seguiu anexado à Mensagem de Lei nº 006/2018, que solicita ainda a tramitação da matéria em caráter de Urgência Urgentíssima. A justificativa do Poder Executivo para apresentar pedido de parcelamento e reparcelamento das dívidas com a Capesi é de que o não repasse das contribuições previdenciárias em 2015, 2017 e 2018 gerou um passivo financeiro que onera o Tesouro Municipal e reduz a disponibilidade de recursos financeiros para investimentos públicos. De acordo com a gestão, um novo parcelamento reduzirá o comprometimento dos recursos municipais e regularizará o impasse financeiro, além de manter o equilíbrio atuarial. Procurada, a presidente do Conselho Municipal de Previdência Social, Zelda Brioso, informou que os membros do órgão de fiscalização da Capesi ainda irão se inteirar do PL para em seguida emitirem opinião sobre o assunto. Em outras oportunidades os componentes do Conselho da Capesi já haviam se manifestado contra a possibilidade de novos parcelamentos de dívidas. O Projeto de Lei deu entrada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira, dia 13.
Por Mardem Lopes
PRAÇA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS, AO LADO DO FRIGORÍFICO DO ZÉ DA PENHA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário