Páginas

domingo, 22 de abril de 2018

MÉDICOS ALERTAM PARA EXAMES NECESSÁRIOS NO CORAÇÃO


Médicos voltam a alertar sobre a necessidade de fazer exames médicos, principalmente, o eletrocardiograma, para avaliar as condições físicas e a possibilidade de existência de algum problema cardiológico.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 mil pessoas morrem de doenças do coração no Brasil a cada ano. De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados.
Eletrocardiograma, o que é?
O eletrocardiograma (ECG) é um exame complementar que avalia a atividade elétrica do coração. É um procedimento simples, rápido e indolor, no qual fixamos eletrodos na pele do tórax, pés e mãos por alguns minutos e imediatamente temos o resultado.
O eletrocardiograma pode ser usado para detectar ou acompanhar:
* Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo
* Defeitos cardíacos
* Problemas com válvulas do coração
*Artérias bloqueadas ou estreitas no coração (doença arterial coronariana)
*Infarto em situações de emergência
*Inflamação da membrana que envolve o coração (pericardite)
*Hipertrofia das câmeras cardíacas (átrios e ventrículos)
*Doenças genéticas
*Doenças transmissíveis (Doença de Chagas)
*Doenças que isolam o coração (derrame pericárdico ou pneumotórax)
Os sintomas que podem fazer o médico ou médica solicitar um eletrocardiograma são:
*Falta de ar
*Tontura
*Desmaio
Além disso, o exame também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração. Em ITAPAJÉ a Clínica Janiza Ribeiro Cruz (Dr. Otávio) tem equipamento para realizar este exame ELETROCARDIOGRAMA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário