Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ESTUDANTE ITAPAJEENSE PARTICIPARÁ DE JORNADA PARLAMENTAR EM BRASÍLIA


A estudante cearense Ivana de Sousa Brandão, que cursa a 3ª série na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, do município de Itapajé, irá a Brasília para tomar posse no Projeto Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Ao todo, foram selecionados 27 estudantes, um de cada unidade da Federação, que escreveram redações abordando o tema "A constituição cidadã 30 anos depois". A cerimônia de posse ocorrerá no próximo dia 20, terça-feira, às 10 horas, no Plenário da Casa.

Ivana foi eleita com a redação intitulada "O impulso à efetivação da cidadania". A formação do pensamento crítico, a conquista da liberdade e dos direitos individuais foram os pontos centrais da redação aprovada. "O pensamento crítico importa em ser autônomo, desenvolver as próprias opiniões e defendê-las, tendo uma percepção mais ampla do mundo e encontrando melhores condições para transformá-lo, para que se torne mais justo. O tema é mais do que atual, e foi uma oportunidade muito boa de aprender mais sobre a Constituição", considera a autora.

A estudante, que tem 17 anos, foi orientada pela professora Gevania de Oliveira Matos, e ressalta que o incentivo recebido na escola foi fundamental para o sucesso no processo seletivo. "Os professores incentivaram bastante a nossa participação. Não só por causa da experiência da viagem em si, mas, pelo exercício da escrita que o desafio propõe", aponta Ivana.


Atividades

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24 de novembro de 2018. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. O encerramento se dá com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Conquista

“Quero deixar um depoimento de incentivo aos meus colegas. Se eu consegui, os demais alunos de escolas públicas também podem. É uma oportunidade que se apresenta para todos, e não há nada que os impeça", conclui Ivana.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado

VESTIBULAR 2019.1 DO IVA. INSCRIÇÕES ABERTAS, PARA OS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS, E CIÊNCIAS CONTÁBEIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário