Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ITAPAJÉ: TREZE MÉDICOS CUBANOS DEIXAM O MUNICÍPIO; GOVERNO FEDERAL PUBLICA EDITAL PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS BRASILEIROS

Treze dos dezesseis médicos que atuam na atenção básica do município de Itapajé devem deixar seus postos de trabalho até o final deste mês. Os profissionais cubanos voltarão ao seu país de origem após Cuba anunciar a saída do programa Mais Médicos, do Governo Federal, após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro. Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o secretário municipal da saúde, Davi Faustino lamentou profundamente a saída dos cubanos. “Os cubanos não perdem, quem perde é Itapajé”, disse Faustino. Até esta segunda-feira, dia 19, os municípios aguardavam um posicionamento do Governo Federal quanto à substituição dos profissionais, precisariam ser feita o quanto antes. Há ainda dúvidas se haverá em número suficiente médicos brasileiros interessados em aderir ao programa.
O secretário disse ainda que, além da competência e atenção com a qual os médicos estrangeiros tratam a população, há ainda uma questão financeira a ser considerada. Os médicos do programa são pagos pelo Governo Federal, o que representa enorme economia para os cofres municipais. A remuneração de cada médico é de R$ 11.800 mensais, multiplicados por treze temos o montante superior a R$ 153 mil mensais.
Nesta terça-feira, dia 20, o Governo Federal publicou edital para a contratação de novos médicos. São 8,5 mil vagas abertas para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada.
No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil. As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br. No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação. Há previsão de que os médicos iniciem as atividades nos municípios a partir de 7 de dezembro. Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros. Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.
Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário