Usuários da rede pública de saúde da cidade de Tejuçuoca
reclamam que estão faltando medicamentos de uso contínuo e controlado nos
postos de saúde e também na secretaria da saúde. O problema é antigo e atinge a
maioria dos municípios cearenses. Há anos 181 municípios cearenses aderiram à
compra centralizada (compartilhada) para reduzir custos. As prefeituras
destinam ao Governo do Estado os recursos para a compra de fármacos e insumos e
a Secretaria Estadual da Saúde, através da Central de Abastecimento
Farmacêutico (CAF) os adquire. A estratégia garante aos munícios maior poder de
negociação com os laboratórios farmacêuticos e o preço dos produtos é reduzido
drasticamente. No entanto, o Estado apresenta dificuldades em realizar a
entrega dos remédios nos prazos estabelecidos e ainda envia lotes sem
determinados itens e, em algumas vezes, em quantidade menor do que a demanda
apresentada, informou a secretária da saúde Jocelma Barreto. O resultado disso
é que faltam corriqueiramente medicamentos nos municípios. Poucas são as prefeituras que conseguem criar
um plano “B” para suprir a falta de remédios até o envio do lote seguinte, que
acontece a cada três meses.
Departamento de Jornalismo Atitude FM
AQUI TEMOS PRODUTOS DE LIMPEZA NECESSÁRIOS PARA SUA CASA, CARRO OU PISCINA. ÓTIMOS PREÇOS. DESCONTOS PARA PROPRIETÁRIOS DE LAVA-JATOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário