O serviço de mototaxi no município de Itapajé é uma realidade há
aproximadamente vinte e cinco anos. Em meados dos anos noventa os
primeiros profissionais começaram a explorar o setor, inspirados no que já
ocorria na capital, Fortaleza. No início o número de mototaxista era
reduzido, mas nos anos seguintes a quantidade de motociclistas a oferecer o
serviço de transporte de passageiros aumentou exponencialmente. Apesar de
consolidada, a atividade ainda não tem a completa regulamentação em
Itapajé. Ao longo de mais de duas décadas muitas foram as tentativas de
criação de associações que representassem a categoria. O poder público
também tentou, sem grande sucesso, criar regras para o setor, mas as
investidas ainda se mostram inócuas.
A maior parte dos profissionais, aqueles que têm na atividade de
mototaxista seu ‘ganha-pão’, reclamam da desorganização e da concorrência
que consideram desleal de motociclistas que exercem outras atividades
remuneradas e somente fazem o transporte de pessoas nos finais de semana,
à noite ou nos feriados.Diante da não regulamentação, os passageiros não têm a garantia de que os
condutores que os transportam têm habilitação, se mantêm seus veículos em
boas condições mecânicas ou até mesmo se são idóneas. É óbvio que a
maioria absoluta dos profissionais é honesta e reúne condições de exercer a
profissão, mas somente com a regulamentação há a certeza de que o setor
oferecerá cada vez mais um serviço de qualidade e com segurança.
Algumas condições deverão ser observadas, tais como habilitação de todos
os profissionais, curso específico exigido pelo Código Nacional de
Trânsito, motos com placas vermelhas e relativamente novas, pagamento de
taxas anuais, etc.
Mas também haverá o bônus. Os mototaxistas profissionais poderão exigir
das autoridades de trânsito fiscalização para coibir a circulação dos
“piratas”, em associação poderão negociar com o município as condições
de tabelamento de fretes e poderão comprar motocicletas novas com
isenções de alguns impostos, a exemplo do que já ocorre com os taxistas na
compra de carros zero quilômetro. Em suma, a maioria da população só tem
a ganhar.
E mais um passo foi dado na manhã da última quarta-feira, dia 24, no
sentido da regulamentação. Um encontro ocorrido na sede da Prefeitura,
reuniu representante de um recém-criado sindicato dos motaxistas,
representante do DEMUTRAN e da Secretaria de Administração,
Planejamento e Finanças. Um primeiro curso de qualificação já está sendo
oferecido pelo Sesc/Senac e está capacitando os primeiros vinte e cinco
mototaxistas. Além disso, a Secretaria de Administração, Planejamento e
Finanças iniciará o cadastramento dos profissionais.
Mardem Lopes
Mardem Lopes
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