Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

AUTORITARISMO: PRESIDENTE DA CÂMARA DE URUBURETAMA PROÍBE IMPRENSA DE GRAVAR SESSÃO

No município de Uruburetama, a administração do prefeito Luiz Vladeirton Oliveira de Queiroz Filho, conhecido na cidade como Vasconcelos Neto, anda dando o que falar. Infelizmente para a população daquele município a gestão municipal se destaca negativamente. De acordo com a oposição ao prefeito na Câmara de vereadores, o pai de Vasconcelos Neto, Luiz Vladeirton, além de ocupar o cargo de secretário de Administração e Finanças, fato que caracteriza prática de nepotismo, receberia um supersalário da prefeitura. O valor recebido, cerca de R4 29 mil mensais, é absolutamente incompatível com o salário de um secretário municipal. Além disso, o pai do gestor, que é ex-auditor da Secretaria Estadual da Fazenda, teria acumulando sete cargos comissionados, entre outubro de 2013 e abril deste ano.
No dia 30 do mês passado o bloco de oposição conseguiu aprovar requerimento de convocação do prefeito Vasconcelos Neto para que ele comparecesse àquela Casa Legislativa para dar esclarecimentos aos vereadores. De acordo com o regimento da Câmara, o prefeito teria dez dias úteis para atender ao requerimento. Ocorre que nas duas sessões posteriores, nos dias 02 e 09 de maio, Vasconcelos Neto não foi à Câmara. Os oposicionistas chegaram a cogitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias, no entanto a situação se utilizou de uma manobra no regimento interno da Casa para barrar qualquer intenção da oposição de instalar a CPI. Como o regimento diz que apenas duas CPI’s podem ser instaladas concomitantemente, a situação aprovou a abertura de duas investigações contra membros do bloco de oposição. Durante os próximos noventa dias, período em que devem durar as investigações, o prefeito não poderá ser alvo de investigações por parte do Legislativo.
Depois da divulgação das denúncias de nepotismo e supersalários, um novo escândalo envolvendo a administração de Vasconcelos Neto veio à tona. O portal de notícias Tribuna do Ceará divulgou que o gestor daquele município assinou edital de licitação para a compra de 20 mil cachorros quentes. A aquisição, em média mais de um lanche por habitante, também foi motivo de questionamento da oposição.
Censura
Conhecedor da grande audiência que a rádio Atitude FM tem na cidade de Utuburetama, o departamento de jornalismo da emissora enviou os repórteres Maikon Rios e Clésio Marques para acompanhar a sessão da Câmara de vereadores ocorrida no dia 02 deste mês. A expectativa dos repórteres era de que o prefeito Vasconcelos Neto compareceria àquela reunião atendendo ao requerimento aprovado. O gestor, no entanto não compareceu. Apesar disso os colaboradores da rádio Atitude conversaram com representantes da oposição e membros da situação para levar aos ouvintes duas versões do mesmo fato. Os partidários do prefeito Vasconcelos Neto, no entanto, foram hostis com os profissionais de imprensa, dando clara demonstração de que não estavam à vontade com a cobertura jornalística da sessão. Na última sexta-feira, dia 09, a dupla de repórteres esteve novamente em Uruburetama, dessa vez acompanhada do gerente-geral da emissora, Rudi Cascaes, que constatou in loco o clima de tensão relatado por Maikon Rios e Clésio Marques.
Dessa vez, para a surpresa da equipe da emissora, o presidente da Câmara Municipal de Uruburetama decidiu proibir qualquer tipo de registro da sessão. Para ter acesso ao áudio, os interessados deveriam fazer requerimento à mesa diretora para posterior disponibilização. O vereador José Wellington Pinto, vulgo Itim, informou aos presentes de que a partir daquele momento estavam proibidas as gravações em câmeras digitais, gravadores e até mesmo em smartfones. Apesar do autoritarismo do presidente da “Casa do Povo”, os repórteres gravaram parte da sessão. 

Atitude Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário