Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

ITAPAJÉ: JOVENS DE 13 A 17 ANOS INICIAM PROJETO ‘BOMBEIRO VOLUNTÁRIO’

A Prefeitura de Itapajé, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará, iniciou na última segunda-feira, dia 19, o projeto Jovem Bombeiro Voluntário no município. Cerca de 130 adolescentes, de 13 a 17 anos, estiveram reunidos na tarde de segunda-feira no Jardim de Anita para ouvir dos monitores do projeto, bombeiros militares do Estado do Ceará, como se desenvolverá o projeto. O encontro ainda não foi a aula inaugural, que deve ocorrer em um mês. No decorrer do curso, que terá duração de até oito meses, os jovens terão treinamentos primeiros socorros, prevenção de incêndios, orientações sobre segurança no trabalho, aulas de natação e prevenção de afogamentos, além de ensinamentos de cidadania. Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o secretário de Ação Social do município, Raimundo Lima, informou que os adolescentes terão aulas uma vez na semana, sempre às segundas-feiras, e durante o curso terão ainda quinze atividades de campo (aulas práticas) para aperfeiçoar os ensinamentos. A Secretaria de Ação Social disponibilizará o espaço onde ocorrerão as aulas (quadra coberta do CSU), além de lanche para os beneficiários do projeto Jovem Bombeiro Voluntário.
Muito embora o objetivo principal do projeto seja ocupar o tempo livre dos adolescentes com atividades produtivas, o conteúdo apreendido poderá ser útil aos alunos na inserção deles no mercado de trabalho.
A profissão de Bombeiro Civil foi reconhecida no ano de 2009 pela Lei Federal 11.901, de 12 de Janeiro. O projeto, no entanto, não se trata de um curso de bombeiro civil, mas poderá motivar os jovens a seguir a carreira de bombeiro civil ou até mesmo de bombeiro militar.

O curso de bombeiro civil deve estar em acordo com a NBR 14.608 da ABNT. Os instrutores também devem ser capacitados para o ensino que se propõem. O Bombeiro Civil exerce suas funções principalmente em indústrias e empresas. Seu emprego é exigido por norma da ABNT e atua na área de proteção e Combate a Incêndio e Atendimento de Pronto Socorrismo. Também pode executar serviços de Bombeiro em organizações voluntárias conveniadas com os municípios.

Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário