Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

ITAPAJÉ: RAIO ATINGE ANTENAS E TIRA DO AR RÁDIO ATITUDE FM E DEIXA SEM SINAL OPERADORAS DE INTERNET

Na manhã desta segunda-feira (19) foi grande a movimentação de técnicos das operadoras de internet de Itapajé na serra chamada Sítio Torres onde estão as antenas das empresas. Um raio atingiu a região na tarde de domingo, dia 18, danificando equipamentos de internet, da Rádio Atitude FM e antenas de retransmissão dos canais de TVs. Os para-raios existentes no local não absorveram a descarga elétrica na sua totalidade o que ocasionou prejuízos com a queima de vários equipamentos.  A Atitude FM teve sua transmissão interrompida na tarde do domingo e voltou ao AR somente na manhã de segunda-feira.  Sinais de internet também só foram restabelecidos nesta segunda.  Apesar de não ter chovido muito no domingo em Itapajé, várias pessoas relatam que o dia foi de muitos trovões e raios na cidade.

Descargas elétricas

As descargas elétricas são formadas por nuvens verticalmente bem desenvolvidas, chamadas “Cumulu Nimbus”. Conforme explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Leandro Valente, essas nuvens estão associadas tanto a chuvas intensas como a rajadas de ventos e descargas atmosféricas elétricas.
É por isso que há uma maior incidência de raios no período chuvoso. Leandro destaca ainda que o Ceará está sujeito à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é formada justamente pelas nuvens que provocam chuvas de tempestade.
De todos, fevereiro é o período com condições mais favoráveis a esse tipo de fenômeno de descargas elétricas, mas como no Estado o inverno vai até maio, mais descargas devem ser contabilizadas nos próximos meses.

Cuidados

Durante uma tempestade, é importante estar atento às seguintes recomendações, quando estiver fora de casa:
-Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
-Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Além desses, a Coelce recomenda que mesmo dentro das residências é importante:
- Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Fonte: O povo Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário