Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: ITAPAJÉ VOLTA A DECEPCIONAR NO SPAECE-ALFA

Dos 184 municípios cearenses, 90% (166) apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013. Dezoito cidades ainda possuem resultados considerados apenas suficientes para que os alunos sejam considerados alfabetizados. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. A classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado na última terça-feira, dia 20, pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos. A classificação considerada desejável significa que os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais longos. Os municípios que apresentaram pior proficiência de alfabetização de seus alunos são Fortaleza, Crato, Itapipoca, Icó, Morada Nova, Santa Quitéria, Aracoiaba, Arneiroz, Barro, Boa Viagem, Camocim, Guaramiranga, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Quixadá, São João do Jaguaribe e Senador Pompeu. Já os municípios com melhor desempenho foram Meruoca, Mucambo, Nova Olinda, Abairara, Porteiras, Cariré, Varjota, Antonina do Norte e Pacujá.  O Spaece envolve alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, avaliando a proficiência em português e matemática, no caso do 5º ano. Segundo a Seduc, a avaliação contou com a participação de 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano de 4.550 escolas públicas.
Escolas Nota 10
As escolas com melhores resultados no Spaece-Alfa e no Spaece 5º ano receberam o Prêmio Escola Nota 10, que está em sua sexta edição. Foram 150 escolas premiadas pelos resultados no 2º ano e 95 pelas notas da avaliação do 5º ano. As escolas recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado no Spaece, divididos em duas parcelas.
Itapajé
O município de Itapajé avançou timidamente em seu nível de proficiência. Na edição de 2012 o município atingiu 147,1 pontos. Já na edição de 2013 os estudantes da rede pública municipal conseguiram 150,6 pontos. Apesar disso, a cidade se manteve estagnada na 162ª posição entre os 184 municípios cearenses, mesmo colocação do ano anterior. Mas se levarmos em consideração o avanço dos municípios que compõem o Vale do Curu e Serra de Uruburetama, Itapajé caiu duas posições entre os vinte e dois municípios, saindo da 19ª colocação para a 21ª posição, ficando à frente apenas da cidade de Itapipoca. Na edição de 2011 o município atingiu nível de proficiência de 170 pontos. Em 2013 Itapajé mais uma vez não teve escolas incluídas dentre as 150 unidades escolares agraciadas com o prêmio Escola Nota 10.
Clésio Marques

Um comentário:

  1. Anônimo5/22/2014

    Não é de se assustar com um declíne desse, se os fundos repassados pelo governo toma outro rumo sem ser o dos investimentos na educação, quando se tem creches fechadas antes do fim do ano letivo, quando as crianças passam quase q meio semestre sem merenda escolar, e ainda quando os professores nao recebem o valor que merecem.
    Tudo isso é resultado de gestores de má qualidade, inéscrepulosos que nunca tiveram outro interesse na cidade, a não ser satisfazer seus próprios interesses financeiros.
    Mas uma coisa é certa os olhos de Deus estão em todos os lugares, contemplando os bons e maus.
    Do fruto de sua boca se fartará, e o que as mãos do homen plantar isso semeará.

    ResponderExcluir