Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2018

ITAPAJÉ: CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DEIXAM DE FREQUENTAR AS AULAS POR FALTA DE CUIDADORES ESCOLARES


O senhor Inácio Gomes, morador da localidade de Oiticica, no distrito de Iratinga, pai de uma criança com necessidades especiais matriculada na rede municipal de ensino, reclama da constante falta de cuidadores na escola frequentada pela filha.De acordo com ele, há pelo menos quinze dias falta cuidador escolar na unidade em questão. Antes disso, os estudantes com necessidades especiais chegaram a ficar mais de um mês sem o auxílio do profissional em questão. O reclamante diz ainda que o rodízio de cuidadores prejudica os estudantes, pois é necessário estabelecer um vínculo de confiança entre as crianças e os profissionais. Tal deficiência tem impedido que a filha do denunciante e outras crianças frequentem as aulas.
A secretaria Municipal da Educação de Itapajé foi informada do problema, mas até agora não foi capaz de apontar uma solução. Inácio Gomes reclama também da falta de transporte para que os jovens e crianças com necessidades especiais residentes em Oiticica frequentem o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPEDI), localizado na sede do município.
A falta de apoio às famílias e aos portadores de necessidades especiais se reflete até mesmo na dificuldade em se conseguir uma consulta com médicos nos postos de saúde ou no hospital municipal para que sejam receitados medicamentos de uso controlado (receita azul), lamenta o denunciante.
Através de Processo Seletivo nº01/2018, a Secretaria Municipal da Educação abriu 289 vagas para preenchimento em caráter temporário na rede de educação de Itapajé. Destas, 25 vagas eram destinadas a cuidadores escolares.
Com a palavra a gestão municipal!
O trabalho do cuidador escolar é imprescindível para dar o mínimo de autonomia para as crianças com necessidades especiais nas escolas de ensino regular. A rotina de cuidados inclui o acompanhamento na locomoção pelas dependências da escola e auxiliar no aprendizado ao ler e copiar a matéria. Parte dos trabalhos pode incluir também auxílio na higiene básica do aluno.
Atitude FM /Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário