Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ITAPAJÉ: MOVAMU’S PROMOVERÁ MOSTRA DE CINEMA EM COMEMORAÇÃO AO “DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO – DIA”

O “Dia Internacional da Animação – DIA” é promovido internacionalmente, desde 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA. Na data diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países realizam simultaneamente Mostras de Cinema do gênero. No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o “DIA” vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial conta com a adesão de centenas de cidades em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento de animação realizado no Brasil.
No Ceará apenas as cidades de Aquiraz, Barbalha, Farias Brito, Fortaleza, Itapajé e Maracanaú foram credenciadas a participar da Mostra, que é realizada com apoio da Secretaria Nacional do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal, com financiamento do Fundo Nacional de Cultura.
Em Itapajé, a ONG MOMAVU’S – Movimento de Valorização da Mulher, instituição presidida pela advogada Clara Silveira, passa a apoiar a disseminação do cinema de animação e para tanto promoverá no dia 26 de outubro, sexta-feira próxima, a Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais em alusão “Dia Internacional da Animação – DIA”.
Na nossa cidade a Mostra ocorrerá na sede da MOVAMU’S, localizada na Rua Antônio Teixeira Pinto nº 2532, no Bairro Ferros, ao lado do Posto de Saúde, a partir das 18 horas. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
Para a presidente da MOVAMU’S, Clara Silveira, essa é uma oportunidade de despertar nos jovens Itapajeenses o gosto pelo cinema de animação e induzi-los a futuramente também produzirem suas próprias produções.
Referência
O “DIA” faz homenagem ao francês Emile Reynaud, que em 28 de outubro de 1892, realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot.
Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário