O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé – SISPUMI, realizou na manhã desta terça-feira, dia 07, uma Assembléia Geral para o lançamento da campanha salarial de 2014. Em entrevista veiculada no Jornal Integração o presidente do sindicato, Francisco Cid lira Braga informou que foram deliberadas as seguintes reivindicações: Revisão salarial de todas as categorias de servidores; reajuste salarial anual dos professores (lei do piso); isonomia salarial dos funcionários já efetivos em relação aos valores publicados no edital do concurso público realizado no final do ano passado; cumprimento da lei do piso em sua integralidade, com reserva de um terço de carga horária para planejamento fora de sala de aula; rateio das sobras do Fundeb de 2013; rateio de sobras do Fundeb relativas ao ano de 2008; adicional de 30% sobre o salário-base dos vigilantes, referentes à periculosidade da função; mudança de nível funcional dos auxiliares de enfermagem para técnicos em enfermagem. Cid afirmou que nesta quarta-feira, dia 08, o sindicato irá protocolar no Gabinete da Prefeitura ofício informando a gestão municipal sobre a pauta de reivindicações e solicitando audiência com o prefeito Ciro Braga. O SISPUMI dará um prazo de quinze dias para que a gestão se manifeste, caso contrário convocará nova assembléia para deliberar sobre um dia de paralisação em protesto contra a falta de diálogo entre servidores e Prefeitura.
Ainda durante a assembléia os funcionários públicos manifestaram grande insatisfação com o atraso no pagamento dos salários de dezembro. Os vencimentos, que em anos anteriores foram pagos ainda em dezembro, deveriam ter sido pagos no dia 02 de janeiro, de acordo com promessa do prefeito Ciro Braga. O compromisso, no entanto, não foi cumprido. Cid Lira Braga afirmou que havia recursos suficientes em caixa para fazer o pagamento dos professores ainda no mês de dezembro. Disse ainda que os profissionais do magistério estão prontos a ir ao Ministério Público denunciar o atraso de salários e contra a perspectiva de não haver rateio das sobras do Fundeb de 2013.
Ainda durante o encontro os filiados elegeram os novos representantes dos servidores no Conselho Municipal de Previdência Social. Foram eleitas as professoras Zeuda Brioso e Ana Maria.
Por fim Cid afirmou que em breve os servidores do magistério publicarão uma carta aberta em repúdio a uma nota de autoria da secretária Célia Bernardo, publicada no Blog do Mardem, em que acusa – no entendimento de parte dos servidores – alguns professores de “mercenários”. (Acesse o texto de autoria de Célia Bernardo no link a seguir: http://blogdomardem.blogspot.com.br/2013/12/itapaje-com-o-titulo-os-mercenarios-da.html)
ATITUDE FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário