Páginas

sábado, 11 de janeiro de 2014

ITAPAJÉ: UFC RECEBE OFICIALMENTE A ÁREA DOADA PARA INSTALAÇÃO DE NOVA UNIDADE ACADÊMICA

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, recebeu, oficialmente, na tarde da última quinta-feira, dia 9, a escritura de doação da área para implantação de nova Unidade Acadêmica da UFC, com previsão de instalação de nove cursos de graduação. O terreno, desapropriado pela Prefeitura de Itapajé, foi uma doação feita pelo empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011. A previsão é que a partir de 2015 passem a funcionar na Unidade os seguintes cursos, no grau licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química, beneficiando 1.800 alunos.
A área, conhecida como Jardim de Anita, foi criada como uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, e também falecida. No terreno de 15 hectares estão dois blocos, um deles finalizado e outro faltando os acabamentos, que servirão para salas de aula e dependências administrativas. Há também um anfiteatro com 150 lugares e um teatro com capacidade para 420 lugares.
Para adaptar essa estrutura a ponto de receber a nova Unidade, serão necessários cerca de R$ 40 milhões. O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, informa que a UFC solicitou a inclusão do projeto nesse valor na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2014. O pedido foi feito ao deputado federal Danilo Forte.
O Pró-Reitor acrescenta que além das adaptações na infraestrutura, o funcionamento da nova Unidade vai depender ainda da definição do Ministério da Educação quanto ao pessoal docente e técnico-administrativo. Segundo ele, ainda não há previsão de concurso público.
Atualmente, os alunos que terminavam o terceiro ano do Ensino Médio nas 15 cidades tinham três opções: tentar uma vaga na Universidade Estadual do Ceará, localizada em Itapipoca e que só oferecia três turmas por semestre, pagar por uma instituição privada localizada em sua cidade ou se locomover ou mudar para Sobral ou Fortaleza.
Estiveram presentes ao evento, além de Danilo Forte e Jesualdo Farias, o prefeito de Itapajé Ciro Braga, o irmão de José Maria Melo, Luiz Carlos Ávila e outras autoridades municipais.
Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário