Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2014

CONPAM ANALISA PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA SERRA DAS VERTENTES ENTRE ITAPAJÉ E TEJUÇUOCA, APUIARÉS E PENTECOSTE


 A proposta de criação de uma unidade de conservação na Serra das Vertentes foi apresentada ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) nesta quinta (09). Na ocasião, o proprietário da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mãe da Lua, Hermann Redies, apresentou o requerimento de solicitação. A Serra das Vertentes está localizada entre os municípios  de Itapajé, Tejuçuoca, Apuiarés e Pentecoste.


O pedido será analisado pela Coordenadoria de Biodiversidade(COBIO), através da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB). Segundo a coordenadora de biodiversidade do Conpam, Isabella Matos, a unidade pode aumentar a preservação na área. “Vamos analisar o requerimento para verificar a viabilidade do pedido. Caso seja oficializada, a Serra das Vertentes será interligada à RPPN Mãe da Lua e passarão a formar um mosaico”, explicou.

A Serra das Vertentes tem extensão de aproximadamente 2.300 hectares e uma altitude máxima de cerca de 650 metros. Em grandes partes da serra, a vegetação é bem preservada. Apesar do terreno acidentado e de difícil o acesso às áreas elevadas, a região continua sendo alvo dos caçadores. Entre as espécies presentes destacam-se: veado, jacu, caititu, macaco-prego, peba, tatu dentre outros.

Fonte: CONPAM - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente -



Nenhum comentário:

Postar um comentário