A internet já está presenta na casa de 47% dos brasileiros , e subiu
para o post de terceiro meio de comunicação mais utilizado pela
população. Os dados são da Pesquisa de Mídia divulgada nesta sexta-feira
(7) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. No
quesito preferência dos entrevistados, perde apenas para a primeira
colocada que é a televisão.
Quando questionados sobre qual o veículo de comunicação preferido,
76,4% dos entrevistados responderam que preferem a televisão. A internet
já vem em segundo lugar: 13,1% dos brasileiros citam a rede como meio
de comunicação preferido. Entre os mais jovens — 16 a 25 anos — a
preferência pela internet sobe e chega a 25%, enquanto a televisão cai
para 70%.
A primeira edição da pesquisa ouviu 18.312 brasileiros de 848
municípios dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O
levantamento foi realizado em duas rodadas, a primeira no mês de
dezembro de 2012 e a segunda em fevereiro de 2013 por 200
pesquisadores.
Entre os entrevistados, 53% nunca acessaram ou não costumam acessar a
internet, já 26% acessam diariamente. Entre os jovens com menos de 25
anos, 77% têm contato com a internet, pelo menos, uma vez por semana. A
maioria dos entrevistados, 84% ainda acessam a rede por computador,
enquanto 40% costumam navegar pelo celular e 8% utilizam tablets.
O crescimento de acessos tem ligação direta também à medida que sobe o
grau de escolaridade. Enquanto 87% dos entrevistados com nível superior
acessam a internet, apenas 8% daqueles que estudaram até a 4ª série
navegam com a mesma frequência.
Quanto maior a cidade, maior o acesso à rede. Enquanto 34% dos
entrevistados que moram em cidades com menos de 20 mil habitantes usam a
internet pelo menos uma vez por semana, 56% dos que responderam à
pesquisa e dizem usar com mais frequência estão em grandes centros
urbanos.
Segundo a pesquisa, 97% dos brasileiros assistem TV, 61% ouvem
rádio, 47% acessam internet, enquanto 25% leem jornais e 15%, revistas.
De segunda a sexta-feira, 80% dos entrevistados preferem ver na TV
programas jornalísticos.
O papel da internet em funcionamento paralelo a outros meios também
aumentou, principalmente se tratando da relação audiência de programas
de TV e utilização das redes sociais para comentários e informações
sobre estes. Em se tratando de informações em tempo real, a internet
desempenha papel fundamental atualmente em conjunto a outras mídias de
comunicação.
Fonte: Diário 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário