Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

PESQUISA DIZ QUE A INTERNET É O SEGUNDO MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS USADO NO BRASIL

A internet já está presenta na casa de 47% dos  brasileiros , e subiu para o post de  terceiro meio de comunicação mais utilizado pela população. Os dados são da Pesquisa de Mídia divulgada nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. No quesito preferência dos entrevistados,  perde apenas para a primeira colocada que é a televisão.

Quando questionados sobre qual o veículo de comunicação preferido, 76,4% dos entrevistados responderam que preferem a televisão. A internet já vem em segundo lugar: 13,1% dos brasileiros citam a rede como meio de comunicação preferido. Entre os mais jovens — 16 a 25 anos — a preferência pela internet sobe e chega a 25%, enquanto a televisão cai para 70%.

A primeira edição da pesquisa ouviu 18.312 brasileiros de 848 municípios dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento foi realizado em duas rodadas, a primeira no mês de dezembro de 2012 e a segunda em fevereiro de 2013 por 200 pesquisadores. 

Entre os entrevistados, 53% nunca acessaram ou não costumam acessar a internet, já 26% acessam diariamente. Entre os jovens com menos de 25 anos, 77% têm contato com a internet, pelo menos, uma vez por semana. A maioria dos entrevistados, 84% ainda acessam a rede por computador, enquanto 40% costumam navegar pelo celular e 8% utilizam tablets.

O crescimento de acessos tem ligação direta também à medida que sobe o grau de escolaridade. Enquanto 87% dos entrevistados com nível superior acessam a internet, apenas 8% daqueles que estudaram até a 4ª série navegam com a mesma frequência.

Quanto maior a cidade, maior o acesso à rede. Enquanto 34% dos entrevistados que moram em cidades com menos de 20 mil habitantes usam a internet pelo menos uma vez por semana, 56% dos que responderam à pesquisa e dizem usar com mais frequência estão em grandes centros urbanos.

Segundo a pesquisa, 97% dos brasileiros assistem TV, 61% ouvem rádio, 47% acessam internet, enquanto 25% leem jornais e 15%, revistas. De segunda a sexta-feira, 80% dos entrevistados preferem ver na TV programas jornalísticos.

O papel da internet em funcionamento paralelo a outros meios também aumentou, principalmente se tratando da relação audiência de programas de TV e utilização das redes sociais para comentários e informações sobre estes. Em se tratando de informações em tempo real, a internet desempenha papel fundamental atualmente em conjunto a outras mídias de comunicação.

Fonte: Diário 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário