Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ESTADO ENTREGA PRIMEIRO LOTE DE MEDICAMENTOS DESTE ANO PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPAJÉ

As reclamações quanto à falta de medicamentos na farmácia básica da Secretaria da Saúde de Itapajé e nos postos de saúde são constantes. De acordo com relatos dos usuários do serviço público de saúde, muitos itens receitados pelos médicos dos PSFs e do hospital municipal não estão sendo distribuídos pela Secretaria da Saúde.
Em resposta às reclamações, o coordenador do setor, farmacêutico Agostinho Júnior, informou que o problema acontece porque a distribuição dos fármacos pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF), é deficiente. A maioria das prefeituras cearenses, incluindo Itapajé, faz a compra compartilhada via COASF. A estratégia permite que os municípios comprem medicamentos a preços menores, pois juntos têm maior poder de negociação diante dos laboratórios fabricantes. A logística de distribuição, no entanto, não é competente.
Ainda de acordo com o profissional, todos os medicamentos disponíveis na Secretaria da Saúde até a última quinta-feira, dia 20, ainda eram parte da última entrega feita pelo Estado em 2016. No mesmo dia, no final da tarde, o município recebeu os primeiros fármacos referentes ao primeiro trimestre deste ano. A distribuição do novo estoque aos usuários na Secretaria da Saúde teve início na segunda-feira, dia 24, e nos dias 02 e 03 de maio, terça e quarta-feira próximas, o setor de farmácia básica funcionará somente em expediente interno para que os servidores separem os medicamentos a serem enviados aos dezoito postos de saúde.
Mas apesar do envio dos itens, a quantidade entregue não foi a esperada.  Agostinho Júnior disse que deveriam ser entregues aproximadamente R$ 210 mil em remédios, mas a Secretaria Estadual da Saúde enviou o equivalente a R$ 66 mil. O volume de medicamentos é insuficiente para atender à demanda e poderá haver novos desabastecimentos caso o Estado não envie o restante do pedido. Atitude FM \ Mardem
CARNES E PEIXES COM PREÇOS ACESSÍVEIS E COM A QUALIDADE QUE VOCÊ PRECISA PARA A SUA FAMÍLIA. RUA MAJOR JOÃO RIBEIRO, 28, RUA DAS FARMÁCIAS, CENTRO DE ITAPAJÉ. PEDIDOS (85) 33461003

Nenhum comentário:

Postar um comentário